Prematuridade é maior entre gêmeos

Segundo estudo conduzido pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e divulgado em outubro de 2014, uma mulher grávida de mais de um bebê tem 24 vezes mais risco de ter um parto prematuro do que as demais. Quando se trata da segunda gravidez, o índice aumenta para 29 vezes.

A matemática explica a relação. Quanto mais bebês, mais esforço o organismo da mulher terá de fazer para gerá-los.”A prematuridade está fortemente relacionada com o peso dos bebês e a rápida distensão do útero da mãe”, afirma o ginecologista e obstetra Wagner Rodrigues Hernandez, médico do setor de gestações gemelares do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). É esse crescimento acelerado do órgão que pode desencadear contrações e o trabalho de parto.Da mesma forma, o aumento da pressão dentro do útero pode levar à ruptura da bolsa antes da 37ª semana (a gestação é considerada a termo a partir da 37ª semana completa).

Os bebês também correm o risco de crescerem menos do que o esperado e, quando há somente uma placenta, mas duas bolsas, podem sofrer da chamada síndrome de transfusão feto-fetal. “Nesse caso, um deles ‘rouba’ grande parte do fluxo de sangue da placenta. Este feto cresce mais, mas pode ter seu coração sobrecarregado. O outro fica com a nutrição deficiente e, geralmente, cresce pouco”, afirma o ginecologista e obstetra Rogério Leão, médico da área de ginecologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Unicamp. É uma situação perigosa e que, se não acompanhada e tratada, pode levar à morte das duas crianças.

Foto: Getty Images

Leia mais e entenda o porquê desse risco. Assine o jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.