Horta comunitária e social

Algumas pessoas acreditam que as melhores ideias e oportunidades aparecem nos momentos de crise. Uma destas pessoas é a agora profissional de jardinagem Gilvania da Conceição de Faria (foto). Ao ficar desempregada, ele teve contato com o cultivo de ervas e legumes em garrafas pet e pensou em ganhar dinheiro com a jardinagem. Ao ter contato com a veterinária Tatiane Mautoni, a ideia foi além, e Gilvania de Faria agora busca apoio para transformar a atividade em um projeto social.

— A história começou em 2013 quando fui mandada embora e conheci uma amiga que é veterinária e ela me pediu ajuda para fazer uma horta de garrafa pet na clínica dela. Sempre gostei de mexer com terra, personalizar quintal, mas nunca tive tempo para estudar sobre isso, mas como estava desempregada e ela quis me ajudar, lá passou a ser minha referência. Comecei a estudar sobre sustentabilidade, adubo orgânico e ela tinha alguma noção sobre isso – lembrou Faria.

Após um trabalho de pesquisa sobre como deveria ser feita a plantação de sementes, como é a reprodução delas em garrafas pet e como fazer a manutenção, Gilvania de Faria conseguiu se inspirar nas ideias da amiga e em dois meses a clínica já contava com uma plantação de rúcula, alface, salsinha, salsão, morango e tomate cereja. O tomate, aliás, teve sua muda posteriormente transferida para uma horta convencional na própria clínica para que pudesse se desenvolver melhor.

Leia mais sobre a experiência no jornal BEIRA-RIO. Assine já!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.