Com trânsito tumultuado quase 3 mil fazem prova da Uerj em Resende

Quase três mil pessoas fizeram a prova do 2ª exame de qualificação, válido como  1ª etapa do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na manhã deste domingo, dia 14, no Centro Universitário Dom Bosco, em Resende. O trânsito tumultuado devido à falta e sinalização, guarda municipal e apenas metade de uma faixa de pedestres, além da falta de informações foram algumas das principais críticas dos participantes do concurso.

– Essa falta da faixa atrapalhou muito, ainda mais por causa da prova. Essa organização do trânsito está horrível, não estou entendendo nada e nem imaginava que Resende fosse assim – avaliaram as estudantes de Volta Redonda, Carolina Almeida e Nathaly Andrade, ambas de 17 anos, que fizeram a prova.

O estudante Caio Luiz Pereira também achou estranha a faixa de pedestres pela metade, mas não percebeu grandes problemas devido à postura de alguns motoristas.

– Vim prestar o vestibular para Engenharia Mecânica pela primeira vez e achei a quantidade de pessoas normal para a prova. Achei estranho esse negócio da faixa, porque sou de São Paulo, mas como os carros param acabou sendo tranquilo – comentou Caio, de 21 anos.

O vestibular da Uerj já é aplicado no local há alguns anos e sua organização é uma parceria entre a Uerj e a Dom Bosco. Funcionários e estagiários das duas instituições se uniram para aplicar a prova e a Polícia Militar e a Guarda Municipal foram chamadas para reforçar a segurança.

– Tem quase 50 pessoas trabalhando só da Dom Bosco. Tem uma viatura da PM aqui e tinha duas da Guarda Municipal quando a prova começou, mas depois eles foram embora. O problema da faixa foi que eles (Secretaria de Obras) começaram aquele pedaço semana passada e não deu tempo de pintar. Mas foi tudo tranquilo, bem organizado, bem família – avaliou Danilo Dantas, um dos funcionários da Dom Bosco que trabalhou na aplicação da prova.

No entanto, algumas das pessoas que fizeram a prova, principalmente os que não eram de Resende, discordaram sobre o apoio da Guarda Municipal e sobre a falta de problemas. Segundo muitos turistas, não havia qualquer identificação nas ruas da cidade sobre como chegar ao local da prova e nem guardas espalhados para dar orientação. No trânsito, durante o tempo em que a equipe do BEIRA-RIO esteve próximo à instituição, havia apenas uma viatura da PM com dois policiais e nenhum guarda municipal.

– Essa coisa da faixa até achei normal, nada que chega a atrapalhar, mas para a gente encontrar o lugar foi difícil, não tinha nenhuma sinalização. Na primeira vez que viemos fazer a prova seguimos o GPS do motorista que nos trouxe, mas ele pedia para entrarmos em várias ruas e demoramos mais de 40 minutos para chegar. Hoje conseguimos orientação com uma pessoa que era da cidade e conseguimos fazer do hotel até aqui em 12 minutos – relatou Regina Magalhães, que mora no Sul de Minas Gerais, e esperava a neta terminar a prova.

– Essa faixa é problema e não tem orientação pela cidade. Como é GPS chegamos, mas se não tiver não chega – explicou Alexandre Junqueira, que levou a filha e duas amigas dela de Guaratinguetá até o local da prova.

Outro problema quanto à atravessar no local onde só existe a meia faixa é quanto à educação dos motoristas. A equipe do BEIRA-RIO tentou atravessar diversas vezes e, em alguns momentos, um dos motoristas paravam e outros não. Os ônibus também tiveram que ter atenção redobrada e ajudar com as informações aos turistas.

– Avisados não fomos, mas não alterou grande coisa no trânsito para nós. Não é o fluxo normal, mas não gerou problemas – disse o motorista da São Miguel Lindomar Pena, enquanto explicava a vários estudantes quais os ônibus que eles poderiam pegar para chegar até à Rodoviária próxima à Graal.

No exame de qualificação, realizado entre às 9h e às 13h, candidatos precisam acertar ao menos 40% da prova. Caso atinjam este percentual e sejam classificados, eles ainda devem fazer um exame discursivo correspondente à segunda etapa da prova. Ele está marcado para ser realizado no dia 30 de novembro.

 

 

Você pode gostar

One thought on “Com trânsito tumultuado quase 3 mil fazem prova da Uerj em Resende

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.