Secretaria de Saúde de Resende realiza combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Resende, no decorrer desta semana, ações de conscientização de moradores sobre a Dengue. As campanhas, contendo informações e cuidados a respeito do combate à doença, acontecerão estrategicamente no bairro Itapuca e nos conjuntos habitacionais Cidade Alegria e Toyota, entre 9h e 14h.

 Nesta terça e quarta-feira, dias 14 e 15, a campanha acontece na área de lazer da Cidade Alegria, que fica na Rua das Acácias. Na quinta-feira, dia 16, a conscientização será na quadra do bairro  Itapuca, na Rua Hostílio de Souza. Já na sexta-feira, dia 17, as atividades se concentrarão na Praça do conjunto habitacional Toyota, na Avenida Um.

Nesses pontos serão disponibilizadas tendas onde os moradores poderão realizar reclamações e obter informações sobre o trabalho de combate à dengue no município. Além disso, estão previstas recreações e brincadeiras para as crianças.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, o trabalho nestas regiões tem como base o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypt (LirAa), uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e, conseqüentemente, alertar sobre os possíveis pontos de epidemia da doença no município.

Na última verificação, feita na semana passada, o índice de Resende foi de 1,8%, considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde. O nível aceitável é de, no máximo, 1%. O levantamento foi realizado desde o bairro Jardim do Sol até o Acesso Oeste, na região da Grande Alegria, contando com a participação de 49 agentes de saúde. No total foram visitadas 2.337 residências.

– Os criadouros do mosquito foram encontrados dentro das casas, como em vasos de plantas, brinquedos, pneus e ralos. Por isso, neste período de chuvas o trabalho de prevenção junto aos moradores é muito importante – afirma Lúcia Albuquerque.

Ainda esta semana, a Secretaria de Saúde iniciará também a programação do trabalho de prevenção à Dengue em todo o município, através dos ciclos para cobertura e monitoramento do mosquito. Eles são realizados de janeiro a dezembro e têm a duração de, aproximadamente, 40 dias. O objetivo é verificar focos da doença e orientar moradores sobre as medidas de prevenção.

Fonte: PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.