Fale com o BEIRA-RIO

Entre em contato com o Jornal BEIRA-RIO preenchendo os campos abaixo. Não esqueça de incluir seu e-mail para que possamos retornar sua mensagem.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem

    21 thoughts on “Fale com o BEIRA-RIO

    1. BIBLIOTECAS NAS ESCOLAS É LEI

      A Lei da universalização das bibliotecas nas instituições de ensino alerta para uma necessidade cada vez maior de incentivo a formação de novos leitores na sociedade brasileira. As bibliotecas públicas e escolares precisam prioritariamente de investimentos para assumir o papel de instituições transformadoras da realidade social de milhões de crianças e adolescentes no Brasil, as novas tecnologias, em especial a internet que através da popularização de redes sociais e games despertam cada vez maior interesse dos potenciais leitores pode e deve ser utilizada para impulsionar o acesso ao conhecimento e para o desenvolvimento do hábito de ler.

      Em Resende a população dispõe de algumas bibliotecas em condições de encarar este desafio, somem-se as citadas na reportagem (Biblioteca Municipal e da AMAN) as bibliotecas da Associação Educacional Dom Bosco com mais de 50000 itens catalogados em seu acervo, a Biblioteca Pública Zulmira de Melo Bastos em Engenheiro Passos e a Biblioteca Comunitária Edgar Kullman na Serrinha do Alambari ambas com acervo diversificado e atualizado através de editais públicos da Fundação Biblioteca Nacional e Secretaria Estadual de Cultura entre outras bibliotecas.

      Com legislação específica e espaços adequados precisamos capacitar os profissionais que atuam nestas bibliotecas, práticas como o encaminhamento de alunos por mau comportamento para “cumprirem pena” nas bibliotecas escolares ou o desvio de profissionais inaptos para atuarem em bibliotecas impedem o fortalecimento de bibliotecas como instituições capazes de transformar a realidade.

      Resende precisa de um Plano Municipal do Livro e da Leitura, experiências precisam ser compartilhadas e planejadas por bibliotecários, professores e todos aqueles que atuam na formação de jovens leitores. Ações como a criação de Bibliotecas-Parque que retiraram dos cartéis do tráfico de drogas de Medelin e Bogotá centenas de adolescentes e implantadas recentemente nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro já produzem os mesmos resultados, precisam inspirar ações concretas da sociedade local, precisamos planejar o futuro das nossas bibliotecas e juntos construirmos políticas públicas que transformem Resende em uma cidade LEITORA.

    2. Na última edição fiz um comentário sobre a referência de Lais Amaral à Blogueira Cubana. Ao contrário da midia e grupos que insistem em ter uma visão romântica sobre a ditadura ciquentenária cubana, com sua história cruel nos direitos humanos. Ali todo o fracasso do comunismo é justificado pelo embargo americano. Por isso a Yoani é contra. Entretanto a torcida amiga da família Fidel, como o Lais Amaral, vê uma Cuba virtual. O mundo, em geral, a mídia isenta, muitos que visitaram e moradores olham a realidade. As mesmas perguntas sugeridas pelo Lais, como retiradas de uma cartilha, observei nos blogues marxistas: quem financiou? Problema dela; Guantanamo? cabe aos EUA responder. Patético! Essa então é de doer os ouvidos: falou que ela dá entrevista lá e nada acontece. A moça foi presa diversas vezes, ficou retida por 6 anos, sem poder viajar, é vigiada, foi agredida e ficando uma sequela, o dente quebrado. Puro ensaio sobre a cegueira. Se a paixão é tão grande, sugiro exercer o jornalismo “livre” lá, escrevendo para o único jornal permitido, o Granma.

    3. Recentemente escrevi sobre uma crítica de um eleitor, que cheio de pretensa razão, defendeu o sistema ENEM pela correção das redações. Esse mesmo leitor ainda debochou dos que repudiaram a situação. O critério foi o seu principal argumento. Entretanto, nem isso tem fundamento. Estava previsto no Guia do Participante – Redação no ENEM 2012, em sua página 9, que impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação são razões para o zero. Receita de miojo ou hino de time de futebol não configuram tal motivo?

    4. Onde está sendo empregado a verba dos royalties do uso da água de Resende. Furnas repassa anualmente uma verba pela compensação do uso da água da Represa do Funil para geração de energia elétrica. No ano de 2011 foi R$ 1.238.000,00, para ser empregado na preservação ambiental. Essa verba, segundo a Lei, não pode ser empregada para pagar dívida da prefeitura e nem a folha de pagamento dos funcionários municipais.
      Queremos que a Câmara através da Comissão do Meio Ambiente apure a aplicação da verba.
      Também, que o COMAR, como está fazendo com o ICMS Verde, solicite ao executivo o emprego dessa verba, não só em 2012, mas nos outros anos passados.

    5. Gostaria de fazer um convite para a exposição de arte que irá ocorrer amanha dia 3 de outubro no mezanino da loja Correta materiais de construção, a partir das 20 00 hs eu assino Barbosa sou de Resende já obtive vários prêmios no museu , MAM Resende e outro locais, sou Designer de interiores e professor de arte. . na rede municipal e estadual, Desde já agradeço a presença.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.