Terra de povo indígena, Resende era chamada por seus habitantes naturais de Timburibá – nome de árvore de flores amarelas pouco conhecida por seus habitantes na atualidade – os Puris como era chamado o povo originário teve a terra invadida pelo homem branco a partir de 1744. Segundo o IBGE, a arqueologia e a tradição oral confirmam que os Puris já manejavam e habitavam de forma milenar todo o ecossistema que hoje compõe o município, mas oficialmente só a partir de 29 de setembro de 1801, o então povoado, formado por maioria “estrangeiros”, torna-se a “Vila de Resende”.
Nome dado em homenagem ao vice-rei do Brasil, o Conde de Resende. Resende com S e não com Z, como ainda muitas pessoas escrevem de fora do município escrevem. Com a expansão da cultura cafeeira no século XIX, a Vila de Resende passa por significativo crescimento, hoje, com exceção dos livros, poucos habitantes associam essa economia ao desenvolvimento da cidade. Na época, vários sobrados foram construídos, sendo o primeiro deles o de Benedita Gonçalves Martins, conhecida como a “Rainha do Café”. O centro histórico do município, onde muitos desses sobrados já não existem mais, está gradativamente perdendo sua identidade e hoje na cidade tem sua economia baseada nos serviços, comércio e indústria.
A data do aniversário da cidade é dia 29 de setembro, mas a partir de quinta-feira, dia 24, Resende abre a 57ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor) com shows, parque de diversão e exposição de barracas de comidas de rua e de doces. Os shows começam com o estilo gospel tendo como atração Thalles Roberto. Na sexta, dia 25, o público que gosta de samba e pagode terá o cantor Tiee. O sábado, dia 26, deve atrair o público mais jovem com Ludmilla, da mesma forma, domingo, dia 27, terá MC Cabelinho e Gamadinho. Na segunda, dia 28, véspera de feriado, é a vez de Natanzinho Lima. O encerramento, no dia 29 de setembro, reservaram para shows católicos, sertanejo e pagode com Missionário Shalom, Padre Chrystian e Eliana Ribeiro, além de Yan e Panda.
Durante todos os dias, no Palco Resende terão shows de artistas da região, bandas, cantores e DJs a partir das 19h. Ainda, segundo informações da prefeitura, a programação conta com atividades culturais e esportivas durante o dia. Entre as atividades culturais terá apresentação do Circo Sesc sábado, segunda e terça-feira no espaço Arena Exapicor a partir das 17h. Os shows do palco principal têm início previsto às 22h.
Segundo informações da Prefeitura de Resende, durante os seis dias de festa, o público contará com uma equipe de segurança, com 70 guardas municipais e 55 agentes da Polícia Militar, incluindo o regimento montado, com utilização de cavalos. O planejamento também prevê revistas nos acessos de entrada e saída da Exapicor, além de monitoramento por drones e câmeras de segurança em diferentes pontos do Parque de Exposições. Menores de 16 anos poderão permanecer no evento a partir das 18h somente acompanhados dos responsáveis com documentação comprobatória.
A festa também terá estrutura, segundo a prefeitura, voltada para pessoas com deficiência. A Exapicor contará com entrada e equipe de apoio específicas para Pessoas com Deficiência (PCD), além de espaço reservado para este público. Para acessar as vagas de estacionamento, será necessária a apresentação do cartão PCD.
A saúde e o cuidado com os animais também marcarão presença na 57ª Exapicor. Entre os dias 27 e 29 de setembro, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) levarão ao Parque de Exposições o laboratório e a equipe de combate ao Aedes aegypti. Das 10h às 18h, serão realizadas atividades com jogos, orientações e distribuição de materiais sobre prevenção. Na área agro, também haverá antirrábica nos dias 27, 28 e 29, além de pré-agendamento para castração e ações de adoção responsável.
– A programação da Exapicor foi pensada com muito carinho. É a festa que marca a chegada dos 225 anos da cidade, que devem ser comemorados com muito orgulho. As atividades estão espalhadas por diferentes espaços do Parque de Exposições, que também recebeu melhorias e limpezas importantes para receber todo o Sul Fluminense, anunciou o prefeito Tande Vieira.
Foto: divulgação/Rafael Oliveira


