A historiadora e professora Rosenéia Terezinha de Oliveira lança na quarta-feira, dia 30 de abril, às 18h no Espaço Z, o livro “Memórias Negras: a invisibilidade da mulher afrodescendente na história de Resende”. O evento faz parte da programação da Semana Municipal de Luta Contra o Crime de Racismo que acontece de 28 a 30 de abril. A população de Resende poderá participar gratuitamente de oficinas, palestras, lançamento de livro e exposições que tratam do tema de conscientização racial.
A Prefeitura de Resende divulgou que a Semana Municipal de Luta Contra o Crime de Racismo foi instituída em Resende através da Lei nº 4067/2023, de autoria do então vereador Professor Wilson, hoje secretário de cultura. A programação tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a importância do combate ao racismo, divulgar as principais leis brasileiras em relação ao crime, além de orientar o público sobre os direitos e canais legais de denúncia.
O evento também busca rememorar o trágico evento do dia 30 de abril de 1884, ocorrido na cadeia pública de Resende, quando três negros escravizados acusados de matarem um fazendeiro foram vítimas de uma chacina. Agostinho, Amâncio e Estevão foram brutalmente assassinados por mais de duzentas pessoas.
A programação começa com a Oficina de Educação Antirracista para alunos da rede municipal de ensino, realizada nos dias 28 e 29, a partir das 8h, na Universidade Estácio de Sá. No dia 30, a partir das 9h, acontece mais uma edição do Passeio Histórico com Olhar Afro-Centrado. A caminhada pelo Centro Histórico de Resende terá concentração na Praça Oliveira Botelho e como guia do passeio o historiador Angelo de Paula.
O encerramento da Semana Municipal de Luta Contra o Crime de Racismo será marcado pela noite de autógrafos de Rosenéia Terezinha de Oliveira, autora do livro “Memórias Negras: a invisibilidade da mulher afrodescendente na história de Resende-RJ’, no Espaço Z, a partir das 18h. Em seguida, no mesmo local, a palestra ‘A escola de samba ‘tira o negro do local da informalidade’: Agências e associativismo negros a partir da trajetória de Mano Eloy (1930-1940)” será ministrada pela Dra. Alessandra Tavares.
SEMANA MUNICIPAL DE LUTA CONTRA O CRIME DE RACISMO
Dias 28 e 29 de abril
8h – Oficina de Educação Antirracista para alunos da Rede Municipal de Ensino
Local: Universidade Estácio de Sá
Dia 30 de abril
9h – Passeio Histórico com Olhar Afro-Centrado
Concentração: Praça Oliveira Botelho
ENCONTRO MEMÓRIA E RESISTÊNCIA
Dia 30 de abril
Local: Espaço Z
18h — Lançamento do Livro “Memórias Negras, a invisibilidade da mulher afrodescendente na história de Resende-RJ” de Rosenéia Terezinha de Oliveira.
19h – Palestra “A escola de samba ‘tira o negro do local da informalidade’: Agências e associativismo negros a partir da trajetória de Mano Eloy (1930-1940)” com Dra. Alessandra Tavares
Atividade paralela: Exposição “História das Personalidades Negras no Brasil”.