Emprego para PCDs no Rio de Janeiro

A iniciativa atende à Lei Federal 8.213/91, que estabelece a obrigatoriedade de empresas com mais de 100 funcionários reservarem de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência
Para a Presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho-1, desembargadora Alba Valéria Guedes Fernandes da Silva, a realização da terceira feira de empregabilidade da Pessoa com Deficiência reitera o compromisso do TRT1 com a Acessibilidade e a Inclusão. A última edição do ‘Circuito Dia D’ de 2023 da Rede Incluir, será no dia 07 de novembro, no Tribunal Regional do Trabalho, no centro do Rio.
A iniciativa é uma ação de parceria com o Ministério Público do Trabalho 1ª Região, a Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro e o Instituto Rede Incluir. Reforçando a união de esforços para tornar a inclusão uma meta de todos.
Essa terceira edição terá um diferencial, pois será uma ação conjunta com o Subcomitê de Equidade Racial, e busca uma reflexão ainda maior, pois agregará a causa da Diversidade e Interseccionalidade; o que torna ainda mais difícil a inclusão de pessoas negras com deficiência.
Aproveitando o mês em que comemoramos a luta pela Consciência Negra, a Comissão de Acessibilidade se uniu ao Subcomitê de Equidade Racial do TRT/RJ, para tornar a luta mais forte através da união de esforços. A causa é de todos os cidadãos, mas quando a implementação de empenhos é coletiva, o resultado buscado é muito superior.
Mais uma vez, com esse projeto inclusivo, idealizamos que as empresas agreguem em seu modo de operar a inclusão, pois, a deficiência, não torna uma pessoa incapaz, mas sim as barreiras que existem. Seja no espaço físico ou nas atitudes das pessoas.
Para participar, basta comparecer no local do evento munido de documentos pessoais, currículo atualizado e laudo que comprove a deficiência. Não é necessário agendar para concorrer às vagas disponíveis.
“Há muitos anos, a Rede Incluir vem se tornando o elo de conexão entre as pessoas com deficiência e os reabilitados do INSS com as empresas. Nosso trabalho é desenvolver ações que auxilie as empresas na contratação, retenção e no crescimento dos profissionais no ambiente corporativo. Hoje, contamos com diversos programas e projetos que fomentam a inclusão desses profissionais na sociedade”, acrescenta o presidente da Rede Incluir, Antoniel Bastos.
— Sendo esta a última edição do ano de 2023, já estamos ansiosos para nosso retorno, que  acontecerá em março de 2024. Esse ano, o saldo foi super positivo. Muitas pessoas foram contratadas e muitas empresas tiveram a oportunidade de contratar os profissionais na feira. Em 2023, receberemos mais de 3 mil pessoas até aqui. Nosso objetivo é fechar o ‘Circuito Dia D TRT’ com chave de ouro de contratações. A taxa média de vagas fechadas é de 25% a 40%, finaliza Antoniel.
O Circuito Dia D – Feira de Empregos para Pessoas com Deficiência acontece dia 07/11, das 10h às 15h no
Tribunal Regional do Trabalho, Rua da Imprensa nº S/N – Centro do Rio de Janeiro.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.