Itatiaia tem mamógrafo móvel até dia 24

O secretário de saúde de Itatiaia, Luiz Eduardo Saldanha disse que a vinda da Unidade Móvel de Mamografia da Secretaria de Estado de Saúde para Itatiaia na próxima semana, de segunda a sábado (19 a 24/06), ajudará a reduzir a fila das mulheres que esperam na fila pelo exame no município.

A unidade móvel ficará estacionada na Avenida dos Expedicionários, ao lado do Centro de Fisioterapia, das 8h às 17 horas e a previsão é que sejam realizados 70 exames de mamografias e 60 de ultrassonografias por dia. Serão atendidas as pacientes que aguardam atendimento no município através do Programa da Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde, obedecendo a ordem da fila da regulação.

— Realizar o exame de mamografia anualmente é fundamental para a detecção precoce de qualquer alteração nas mamas, inclusive o câncer. É muito importante ressaltar que quando o câncer de mama é descoberto no início, as chances de cura aumentam muito, reforçou o secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha.

Para realizar a mamografia, a paciente, após ser contatada, deve comparecer à unidade móvel levando documento de identificação (CPF ou RG), comprovante de residência e cartão do SUS e seguir as orientações de preparo repassadas pela Secretaria de Saúde.

Além dos exames de mamografia e ultrassonografias que serão realizados no local, a Secretaria de Saúde também irá oferecer diversos serviços, através do projeto “Semana da Saúde”. São eles: palestras sobre saúde, aferição de pressão arterial, medição de glicose, vacinação e outros.

A ação contará também com a participação da equipe da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, com serviços de orientação as moradoras.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.