O Parque Nacional do Itatiaia, um dos principais destinos turísticos do município foi o grande vencedor do XXXII Prêmio UPIS de Turismo, oferecido pela instituição de ensino superior privada União Pioneira de Integração Social (UPIS) na categoria Melhor Destino Turístico Nacional em 2022.
A escolha foi feita através de votação popular, realizada no final de setembro no site do Prêmio UPIS, o mais importante do segmento turístico do Distrito Federal, e divulgado no último sábado, dia 8.
A premiação contou com a participação do público para escolher o melhor destino de duas categorias: Melhor Destino Turístico Internacional em 2022 e Melhor Destino Turístico Nacional em 2022. Concorreram três destinos por categoria.
O Parque Nacional do Itatiaia disputou com o Parque Nacional Aparados da Serra, localizado entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e com o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral da Bahia. A unidade de conservação da Região das Agulhas Negras venceu com 95,56% dos votos. Na categoria internacional disputaram os países Grécia, Espanha e Uruguai, com pouco mais de 50% dos votos para a Grécia.
Criado em 1990, o Prêmio UPIS tem o objetivo de homenagear profissionais e organizações que contribuem para o desenvolvimento do turismo do Brasil. Desde a sua criação, diversas organizações tiveram seus trabalhos reconhecidos, além de profissionais de todo o Brasil.
– O Parque Nacional do Itatiaia sempre foi a primeira referência de turismo, não só para a nossa região, mas também para o nosso Estado e para todo o Brasil. Para nós, com certeza é um orgulho muito grande saber que o nosso Parque, que é o primeiro criado no Brasil, ganhou esse prêmio tão importante. Isso é de uma relevância muito grande e com certeza faz com que Itatiaia seja reconhecida ainda mais na área do Turismo. Ficamos muito felizes com esse prêmio e parabenizamos o Parque, que é um grande patrimônio natural, por essa importante vitória – disse o secretário de turismo de Itatiaia, Denilson Sampaio.
O diretor do Parque Nacional do Itatiaia, Luiz Aragão falou da alegria em saber da premiação. “Com muita alegria recebemos a notícia da premiação. Em nome dos mais de 140 mil visitantes que o Parque Nacional recebe por ano, em nome dos pesquisadores que tornam o Parque o número um no ranking de pesquisa do ICMbio e é claro em nome dos servidores públicos federais que aqui trabalham e dos colaboradores que fazem desse parque um excelente destino turístico deixo o nosso agradecimento. Esperamos todos aqui em 2023, 2024 que a tendência é melhorar e tornar esse parque cada vez mais acessível e cada vez mais participe aqui na região”, agradeceu o diretor.
O resultado completo da premiação pode ser conferido no canal oficial da UPIS, no Youtube.