Um blecaute no Nordeste marcou o 3 de fevereiro de 2011. A interrupção de energia ocorreu na noite do dia 3 e foi até às 4h da madrugada do dia 4. O blecaute atingiu todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão. Uma pane numa linha de transmissão na subestação Luiz Gonzaga, localizada na cidade de Jatobá, em Pernambuco, foi a responsável pelo apagão. Além da falta de energia, pelo menos dois estados também tiveram falta de água, pois afetou o sistema de abastecimento.
Um problema em um dos componentes eletrônicos da subestação de Itaparica enviou um falso comando para desligar o sistema que é conectado em cadeia, fazendo com que, seis linhas de alta tensão fossem prejudicadas.
Problemas como paralisação no funcionamento de caixas eletrônicos, telefones e fornecimento de água foram registrados em vários esses estados da região. O evento também comprometeu parte do fornecimento de energia do Pólo Petroquímico de Camaçari e causou a interrupção de operações no Aeroporto Internacional de Natal. Saques e outros fatos isolados também foram registados no Recife.
Fonte: Wikipédia

