Um canal de águas sujas, mal cheirosas e sem manutenção na Cidade Alegria

Canal não vem recebendo manutenção há algum tempo, e passa a ser criadouro para pernilongos e mosquitos, entre eles o da dengue

Em julho de 2017, o jornal BEIRA-RIO foi até a Avenida do Canal Sul, na Cidade Alegria, para mostrar que o canal que corta o bairro sofre com o mau cheiro do esgoto despejado, além da falta de limpeza e capina do local. Meses mais tarde, a equipe voltou ao mesmo lugar, localizado próximo ao Posto de Saúde e ao Colégio Municipal Getúlio Vargas, e constatou que a situação é praticamente a mesma, agora agravada pelas altas temperaturas das últimas semanas.

– No último domingo (dia 3) o cheiro estava mais forte, mas também como não moro aqui por perto, é a primeira vez que passei aqui e senti o cheiro. Até resolvi verificar se tinha algum corpo jogado no local – respondeu a aposentada Maria de Lourdes dos Santos, moradora da Rua das Azaléias.

A moradora revela que há algum tempo não há a limpeza e a capina do canal, somente às margens dele. Além dela, outro morador, que não quis se identificar, reclama de outro problema. “Aqui dá um ‘mosquiteiro’ danado (concentração de mosquitos), e a sujeira não é totalmente retirada, pois o canal entope e quando chove mais forte, costuma alagar aqui tudo. E essa água que chega aqui é puramente de esgoto”, citou.

A doméstica América Tereza relembra que pouco antes da mudança de administração municipal, o trabalho era realizado. “Só de vez em quando o pessoal vem e limpa, mas não chega a entrar no canal pra fazer a limpeza. E o mato tem ficado enorme, isso tem facilitado o esconderijo de pessoas no local”, alerta a moradora, para o problema de segurança.

– E o engraçado é que capinaram na parte de cima, mas não na parte de baixo. E a chuva vai vir, tem que limpar! Aqui dá muito bicho, eles pedem pra não deixar poça, mas moramos em frente a uma poça d’água!E se chover você não suporta o cheiro – diz a costureira Nídia Carvalho Chaves, que mora em frente ao canal.

Segundo outra moradora, que também não se identificou, ela e outras pessoas que vivem próximo ao canal têm observado que funcionários da concessionária de água e esgoto de Resende tentam amenizar o problema da sujeira que costuma sair das manilhas do canal limpando as saídas com água e detergente. Ela acredita que parte do esgoto do bairro estaria passando pelo canal.

Vergonha: em pleno início das aulas, pais e alunos do Colégio Municipal Getúlio Vargas convivem com sujeira e mau cheiro do canal

REDES SOCIAIS
Até mesmo dentro das redes sociais há reclamações quanto a má conservação do canal. No grupo Bom Dia Resende, outro morador fotografou e postou na manhã desta segunda-feira algumas fotos do canal com os seguintes dizeres: “06:45 da manhã e negritude fétida do canal da Cidade Alegria, penetra por nossas vias respiratórias. Canal imundo, água negra, e ninguém do poder público faz alguma coisa. Esses são os políticos que continuo querendo pro futuro (…)”.

Em nota, a concessionária Águas das Agulhas Negras informou “que o bairro Cidade Alegria possui esgoto tratado”, e que “a estação elevatória de esgoto mencionada bombeia o efluente para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria”. Quanto ao questionamento do jornal e da população, a concessionária diz que “já enviou uma equipe para verificar se há problema no local”. Até o momento, a Prefeitura de Resende ainda não respondeu às solicitações do jornal.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.