Cultura e dicas

 

FOTOGRAFIA

Está acontecendo no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende o 1º Salão de Fotografia e que conta também com uma exposição paralela, “Caminhos”, de Bernardo Rodrigues. O Salão segue até 3 de março. O MAM fica na rua Dr. Cunha Ferreira, 104 no Centro Histórico de Resende.

A diretora do MAM, Carmem Aguiar informa que a visitação é de segunda a sexta-feira, das 10 h às 17 h.

 

CINEMA

‘Tudo Que Respira’ chega a TV, na semana que vem

O filme documental ‘Tudo o que Respira’ estreia na terça-feira, 7 de fevereiro, na HBO Max, e dia 08 de fevereiro, às 23h, na HBO. O filme dirigido por Shaunak Sen concorre ao Oscar na categoria de melhor documentário e já foi lançado nos cinemas do Brasil.

O filme conta a história de dois irmãos que dirigem um hospital de aves dedicado ao resgate de papagaios negros feridos em Nova Deli, uma das cidades mais populosas do mundo. À medida que a toxicidade ambiental e a agitação civil aumentam, a relação entre a família e os papagaios negligenciados formam uma crônica poética da ecologia em colapso da cidade e aprofunda as linhas de falha social.

Em maio, o filme tornou-se o primeiro a ganhar os prêmios de melhor documentário em Sundance e em Cannes. Desde então, o documentário conquistou os principais prêmios da temporada, ganhando o prêmio no Gotham Awards, quatro prêmios IDA e dois prêmios de ‘Olho de Cinema’.

SAMBA e CINEMA

Samba enredo dramatizado na telinha

O Carnaval é a maior festa popular do país, espaço no qual as tradições culturais dão forma à identidade nacional. Nos desfiles das escolas de samba, que movimentam comunidades inteiras e atraem multidões, se destaca o samba enredo, que além de orientar os desfiles, conta a nossa história do jeito que queremos escutá-la: no ritmo do samba e sob a perspectiva das massas. Agora essa magia dos sambas chega à televisão brasileira na série antológica “Cinema de Enredo”, que estreia dia 1 de fevereiro no canal Prime Box Brazil.

Dirigida por Luiz Antônio Pilar – ator, produtor e diretor que, entre outras obras, assina o filme “Lima Barreto, ao terceiro dia” e a novela “Todas as Flores”, primeira produção da Globo exclusiva para o streaming – e com elenco majoritariamente composto por atores e atrizes pretos, “Cinema de Enredo” traz histórias inspiradas livremente nas mais icônicas composições carnavalescas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, com episódios dedicados a diferentes gêneros dramáticos, como comédia, drama, farsas e tragédias. As dramatizações exploram o grande potencial narrativo do ritmo carnavalesco e sua predileção por temas que impactam o cotidiano e a identidade do povo brasileiro.

Entre os sambas de enredo adaptados na série estão “Meu pé de laranja lima”, da Mocidade Independente de Padre Miguel (1971), “Pra tudo se acabar na quarta-feira”, da Unidos de Vila Isabel (1984) e “Lapa em três tempos”, da Portela (1971). Ao final de todos os episódios, as composições são executadas, na íntegra, dentro do contexto dramático da narrativa.
O elenco conta com nomes de peso: Paulo Lessa, Antônio Pitanga, Rocco Pitanga, Ester Dias, Noêmia Oliveira, Nando Cunha e Giselle Itié.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.