Inscrições abertas para o 45º Salão da Primavera de Resende

Imagem do 38º Salão da Primavera do Museu de Arte Moderna de Resende, de 2010.

A partir desta quinta-feira, dia 3, artistas de todo Brasil já podem se inscrever para o 45º Salão da Primavera de Resende. Os interessados em participar devem se inscrever no MAM de Resende, localizado na Rua Dr. Cunha Ferreira, Centro Histórico.

As categorias disponíveis são: Pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia e vídeo/multimídia, com inscrições de até três obras por artista.

O evento teve sua criação em 1950, sendo promovido anualmente pelo Museu de Arte Moderna de Resende para atrair referências de diversas tendências das artes plásticas, com agregação de conceitos de vanguarda, e contribuindo, dessa maneira, para o fomento do intercâmbio entre artistas e tendências de todo país.

Denise Assis, presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda e responsável pela realização do evento, afirma que, além de sua enorme importância dentro do cenário nacional de artes plásticas, o evento mostra-se fundamental para a oxigenação e contato com experiências inovadoras, que forçam os indivíduos a pensarem em questões de diversos aspectos de âmbito político e social, por meio de um olhar mais lúdico.

— Por se tratar de um concurso nacional, que vem revelando e continuará a apresentar grandes nomes das artes plásticas brasileira, o Salão da Primavera serve como farol das tendências contemporâneas nas artes visuais, instigando, assim, artistas locais a produzir cada vez mais e melhor – diz Denise.

Tem-se ainda a obrigatoriedade das obras aceitas para inscrição serem produções realizadas nos últimos cinco anos, assinadas, datadas e inéditas para o Salão da Primavera de Resende. Para obras concretas, tem-se o peso máximo de 25 kg, com medida máxima de 1 metro em sua dimensão maior com a moldura.

Artistas plásticos de todo Brasil podem marcar participação, no entanto, não serão aceitos trabalhos já premiados, projetos, modelos reduzidos, obras incompletas, trabalhos escolares, cópias e os executados com material deteriorável, que possa ocasionar modificações não propositais nas características formais da obra, durante o período da exposição, ou aqueles que, por qualquer razão, venham a prejudicar a apresentação dos demais concorrentes.

Obra “Ritmo”, uma das artes apresentadas na 38º Salão da Primavera do Museu de Arte Moderna de Resende, em 2010.

A comissão julgadora será constituída de três integrantes de reconhecido e notório conhecimento no campo das artes plásticas. O trabalho desses será dividido em duas etapas: Seleção de obras a serem expostas e; a atribuição de prêmios. Serão levados em consideração os critérios de técnica, originalidade e pesquisa.

Confira os prêmios do Salão:

  • Prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda – Instituído pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Valor do prêmio: cinco salários mínimos.
  • Prêmio Altamiro Pimenta – Instituído pela Prefeitura de Resende. Valor do prêmio: cinco salários mínimos.
  • Prêmio Engenheiro Eitel Cesar Fernandes – Instituído pela Câmara Municipal de Resende, concedido somente a artista resendense, nascido ou radicado na cidade. Valor do prêmio: cinco salários mínimos.
  • Cinco Prêmios Honoríficos – Referências especiais do júri.

Fique atento

  • Inscrições: De 3 de agosto a 15 de setembro.
  • Trabalho da comissão julgadora: 16 de setembro.
  • Divulgação do resultado da seleção: 19 de setembro.
  • Retirada dos trabalhos não selecionados: A partir de 19 de setembro.
  • Premiação e abertura da exposição: 23 de setembro, às 19h.
  • Encerramento: 3 de novembro.
  • Devolução das obras selecionadas: A partir de 7 de dezembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Resende)

Foto: Assessoria de Comunicação (Resende)/Guia Cultural do Vale do Café/Patricia Azoni – Blogger

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.