Greta presa na Alemanha

A ativista climática sueca Greta Thunberg, de 20 anos, foi presa na segunda, dia 16, pela polícia do Estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, quando protestava contra a ampliação de uma mina de carvão. Thunberg e outros ativistas, que tentavam impedir a demolição de uma área no vilarejo de Luetzerath para a expansão da mina, foram arrastados pela polícia local. O governo alemão concordou em aumentar o uso do carvão no país como forma de reduzir a dependência do gás russo, escasso desde a invasão da Rússia à Ucrânia, em fevereiro.

A aldeia de Luetzerath foi evacuada e isolada pela polícia no fim de semana, em meio a alguns confrontos entre ativistas e policiais. Thunberg viajou para a Alemanha na semana passada para participar das manifestações. Os ativistas defendem que as vilas próximas ao local não devem ser demolidas e que o carvão deve ser deixado no solo, e lembram que a queima do carvão causa emissões de gases de efeito estufa.

Thunberg foi detida enquanto protestava na mina de carvão a céu aberto de Garzweiler 2, a cerca de 9 quilômetros de Luetzerath. A ativista se sentou com um grupo de manifestantes perto da borda da mina. Foi carregada até um ônibus da Polícia e levada para identificação. Foi liberada em seguida.

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.