No dia de hoje – 17 de janeiro

Em tempo de redes sociais, echo dot e games, muito provavelmente os adolescentes e crianças de hoje, talvez já tenham ouvido falar, mas não conhecem as tirinhas do marinheiro Popeye que surgiram há 94 anos, dia 17 de janeiro. Os flamenguistas que conhecem a história do seu time também vão lembrar quando o marinheiro musculoso foi o mascote do time rubronegro.

Popeye surgiu em 1929, nas tiras de quadrinhos “Thimble Theatre” (“Teatro em Miniatura”) criado pelo cartunista americano, Elzie Crisler Segar no New York Journal. Em uma história publicada em 17 de janeiro de 1929, o irmão da Olívia, Castor Palito estava voltando de uma viagem de navio em busca de Bernice, uma lendária galinha mágica, que emitia o ruído “whiffle” (e por isso era chamada de “Galinha Whiffle”), que podia dar força e invulnerabilidade a qualquer um que esfregasse suas penas. Castor então resolve contratar mais um marinheiro para a sua tripulação, ele chega em um cais, e pergunta a um homem com uniforme de marinheiro: “Ei você aí! Você é um marinheiro?” e ele o responde: “Você achou que eu fosse um cowboy?!”. 

Popeye é um marinheiro simpático e que faz tudo para proteger sua namorada, Olívia Palito de Brutus, o vilão das histórias. Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio. O nome tem  a ver com um dos seus olhos. O personagem original era caolho, depois em outras versões tinha os dois olhos.

Na década de 50, as história de Popeye ganham o cinema e a televisão. Os desenhos animados viram a febre do público infantil. Popeye com suas tatuagens, cachimbo no canto da boca, um olho fechado e seu coração derretido por Olívia ganha o público em todo o mundo. No Brasil, na década de 40 Popeye vira mascote do Flamengo, por sua força e valentia sempre revertendo situações, mas 1969, Popeye é trocado pelo Urubu, mascote que segue até hoje no time.

 

Fontes: Wikipédia e Flamengo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.