Novas regras para quem usa insulfilm

Para 2023, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou algumas regras que controlam o uso das películas para veículos. As mudanças visam dar mais qualidade no material escolhido pelos motoristas, que optam pela película seja para mais segurança e privacidade ou mesmo para manter a temperatura do carro mais amena. O Contran trabalha para conter o uso de produtos de qualidade inferior e fora dos padrões mínimos no mercado nacional.

Agora, não há mais exigência de grau mínimo de transmitância luminosa (a quantidade de luz que passa pelo material) nos vidros considerados não cruciais para a visão do motorista, ou seja, o vidro traseiro e laterais traseiros. Antes a regra previa pelo menos 28% de luz passando pelas películas. A transmitância mínima de 70% continua valendo para o para-brisa e vidros laterais dianteiros.

A fiscalização é feita usando medidores especiais ou verificando o certificado de conformidade do produto que deve seguir a norma ABNT NBR 9491. Se alguém for pego circulando com películas fora das regras ou sem um certificado válido de qualidade, o motorista pode levar multa, cinco pontos na carteira de habilitação e até ter o veículo retido, segundo o parágrafo XVI do Art. 230, já que a infração é considerada grave. Sem falar nos perigos que um insulfilm não certificado pode causar ao motorista, principalmente a noite e dias de chuva.

 

Fonte: Olhar Digital

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.