Barra Mansa é o primeiro município da região a vacinar pessoas com Síndrome de Down contra covid-19

Quem convive com a Síndrome de Down comemora uma vitória no combate a Covid-19, pelo menos em Barra Mansa. O município é o primeiro da região do Médio Paraíba a vacinar essas pessoas. A ação coordenada pela Secretaria de Saúde começou na tarde desta terça-feira, dia 20, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e atendeu 57 pessoas com idade acima de 18 anos, sendo 23 alunos da instituição.

O presidente da Apae, Luiz Alberto Lopes Feijó, destacou a importância da vacinação para as pessoas com síndrome de Down. “A Apae vive em função dessas pessoas com algum tipo de síndrome. A Down é a que tem mais comorbidades. Estávamos muito preocupados com o início desta vacinação porque o Down tem uma predisposição muito grande com questões respiratórias. Corríamos o risco de algum assistido nosso ser vítima dessa doença”.

A vacinação para este grupo é uma solicitação da vereadora Luciana Alves, que detalhou a iniciativa; “A pessoa com síndrome de Down está inclusa no Plano Nacional de Imunização do Governo Federal e aqui em Barra Mansa o prefeito segue de forma criteriosa, com muita responsabilidade. Tenho acompanhado outros municípios que já tinham conseguido a vacinação para o Down. Eu entrei com um projeto de lei na Câmara, junto com o presidente Furlani, e foi aprovado. Conversamos com o prefeito e mostramos a importância dessa iniciativa. Uma pessoa com síndrome de Down tem aproximadamente uma predisposição para umas 80 doenças. A chance de morte é de 10% a mais do que para outras pessoas”.

Irmã de um jovem com a síndrome, Marlene Marinho Rocha, veio acompanhar Rafael Rocha Ramos, de 32 anos. “O atendimento foi excelente, sem comentários. As pessoas que têm síndrome de Down fazem parte do grupo de risco. Não esperava a vacinação chegar tão rápida”.

Rafael também fez questão de demonstrar a sua alegria. “Estou doido para tomar a segunda dose e voltar a fazer a academia. Estava ansioso e agora estou muito feliz. Não precisa ter medo de tomar a vacina”.

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, acompanhou de perto a ação e falou sobre a necessidade de atender esse grupo. “Essa vacinação é a coisa mais linda. É a inclusão de um segmento que tem baixa imunidade. Eles têm a nossa preferência e o nosso respeito total. Somos a primeira cidade a fazer e este é o primeiro grupo com comorbidade e portadores de necessidades especiais que nós estamos atendendo”, completa.

Foto: Chico de Assis/Divulgação PMBM

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.