No Dia de Hoje – 9 de janeiro

Dia do Fico eternizado pelas cores e linhas do pintor Debret

Os livros de História destacam o 9 de janeiro como o “Dia do Fico”. Nesta data, no ano de 1822, Dom Pedro I anunciou que não voltaria para Portugal como pressionava o governo português que chegou a desautorizar algumas ações do príncipe. O conselheiro José Bonifácio e a princesa Leopoldina foram fundamentais para que Dom Pedro não aceitasse a imposição de Portugal e numa célebre frase começava a definir o início da independência do Brasil. “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico.”

A decisão de Dom Pedro impediu que Portugal retirasse do Brasil os direitos adquiridos do Brasil quando foi elevado a Reino Unido em 1815, o que poderia levar o Brasil à situação de colônia. Dom João VI volta para Portugal na expectativa de acalmar a corte portuguesa, mas pouco adiantou. Portugal arruma uma desculpa e exige que Dom Pedro volte para Portugal para melhor se preparar.

Estavam em jogo não só a política de governabilidade, mas principalmente a questão comercial e a pressão das elites que predominavam o solo brasileiro. Iniciou-se um movimento em Minas Gerais e em São Paulo para que Dom Pedro não cedesse ao desejo da corte portuguesa. E assim aconteceu, na sacada então Paço Real, dia 9 de janeiro de 1822, quando Dom Pedro comunicou sua decisão com a célebre frase que deixou esse dia conhecido como o Dia do Fico.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.