No Dia de Hoje – 30 de dezembro

Inaugurada em 1926, a Ponte Hercílio Luz facilitou a locomoção da população de Florianópolis entre continente e a Ilha de Santa Catarina (Foto: Freitas Fotos)

No dia 30 de dezembro de 2019, foi reinaugurada e reaberta a população de Florianópolis/SC a Ponte Hercílio Luz, uma ponte pênsil localizada na capital catarinense, sendo a mais antiga das três que ligam as partes insular e continental da cidade. É a maior ponte suspensa do Brasil, com 821 metros – sendo a maior ponte pênsil sustentada por um sistema de barras de olhal ainda existente – e possui o 132º maior vão pênsil do mundo, com 339 metros.

É o símbolo mais famoso da cidade e do estado, sendo a imagem mais reconhecida de ambos. O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do Centro de Florianópolis. O dia da reinauguração foi marcado por uma grande festa com a presença de mais de 200 mil pessoas.

Nos primeiros dias, apenas pedestres e ciclistas podiam transitar pela faixa de rolamento, mas em janeiro de 2020 começaram a ser liberadas linhas de ônibus, viaturas e veículos de emergência. Táxis foi liberados em março, e em setembro o tráfego de veículos particulares foi liberado em alguns horários.

Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926 com o objetivo de ligar a capital do estado, que na época era apenas na ilha de Santa Catarina, à cidade vizinha de São José, visando substituir o antigo serviço de ligação por balsas e reforçando a importância da cidade como capital.

Milhares de pessoas atravessaram a ponte no dia da reinauguração (Foto: Vinícius Boaventura)

Foi a única ligação rodoviária entre ilha e continente até 1975. Em 1982, o trânsito na ponte foi interditado após inspeções de segurança. Entre 1988 e 1991, foi reaberta para pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, e após isso permaneceu interditada por 28 anos.

A ponte foi tombada como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do município de Florianópolis em 4 de agosto de 1992, através do decreto de número 637/92. Na data em que comemoraram-se os 71 anos de sua construção, 13 de maio de 1997, o tombamento da ponte Hercílio Luz foi homologado pelo governo estadual através do decreto de número 1830, e no ano seguinte, em 5 de agosto de 1998, veio o tombamento em nível federal.

Esses tombamentos permitiram que a ponte sobrevivesse as ideias de demolição, entretanto, a restauração consumiu recursos e teve diversas polêmicas quanto ao tempo e efetividade das obras, permanecendo por duas décadas sem grandes mudanças. Na década de 2010, as obras finalmente avançaram, levando a reabertura da ponte em 2019.

Fonte: Wikipedia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.