No Dia de Hoje – 2 de abril

Cartaz da campanha 2022 do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (Foto: Canal Autismo / Revista Autismo / Instituto Mauricio de Sousa)

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007 com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal.

O autismo é normalmente hereditário, mas a causa inclui tanto fatores ambientais quanto predisposição genética. Em casos raros, o autismo é fortemente associado a agentes que causam defeitos congênitos. Controvérsias em torno de outras causas ambientais propostas; a hipótese de danos causados por vacinas são biologicamente improváveis e têm sido refutadas em estudos científicos. Os critérios diagnósticos exigem que os sintomas se tornem aparentes antes da idade de três anos.

Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis. Ou seja, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que este transtorno de desenvolvimento atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

Em 14 de abril de 2018, a então presidente em exercício do Brasil e presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia, sancionou a lei que institui o dia 2 de abril como o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo.

Neste ano, a campanha tem o slogan “Lugar de autista é em todo lugar!”, inspirada em uma frase de Fátima de Kwant, mãe e jornalista brasileira radicada na Holanda. A campanha foi toda criada pelo designer Alexandre Beraldo (diretor de arte da Revista Autismo, voltada para o público autista, pais e pessoas que estudam ou se interessam por assuntos sobre o autismo) e com a colaboração do Instituto Mauricio de Sousa.

Fontes: UPI-UFV/Canal Autismo/Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.