Itatiaia terá projeto de xadrez para a população em 2023

Leandro Nascimento, treinador do Clube dos Funcionários de Volta Redonda, participou do evento de encerramento do Itachess

Já estão abertas as inscrições pra o Projeto Itachess, da Secretaria de Educação de Itatiaia, que realiza aulas gratuitas de xadrez e será aberto a moradores do município no ano que vem. As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 18 às 20h, no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, no bairro Campo Alegre. O projeto estará em recesso e retorna no ano que vem, junto com as aulas da escola.

No encontro de encerramento do ano do Projeto, realizado pela Secretaria, teve participação dos alunos, familiares e de três atletas de Xadrez, de Volta Redonda, Nicolas Nascimento, de 14 anos; Kaio Nascimento, de 12 anos; e Luiz Nascimento, de 7 anos.

Eles, que são irmãos, compartilharam suas histórias com os alunos de Itatiaia e também jogaram com os participantes. Nicolas tem título pela Federação Internacional de Xadrez (Fide). Kaio é Mestre Nacional de Xadrez e tem título estadual, Municipal, Regional, brasileiro e ainda um título internacional contra a escola Russa do Karpov. Luiz também é Mestre Nacional e tem título regional, municipal, estadual e internacional.

Evento de encerramento também contou com alunos, pais e com a presença de três irmãos atletas de xadrez

Os pais dos alunos também jogaram e participaram de um bate-papo com o pai dos atletas e com o treinador do Clube dos Funcionários, Leandro Nascimento.

COMO SE INSCREVER
A Federação Brasileira de Xadrez, baseada em pesquisas desenvolvidas desde o início do século 20 em várias partes do mundo, afirma que o aprendizado de xadrez é uma atividade lúdica com base matemática, que é a linguagem do pensamento organizado. Além disso, o jogo estimula o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, inteligência e imaginação.

Para se inscrever, basta acessar o formulário de inscrição do Itachess ou ir nos dias de aula, acompanhado de um responsável para preencher a ficha de inscrição. A inscrição presencial na escola acontecerá apenas no ano que vem, após as férias escolares.

Fotos: Sonita Palmer/AECOM-PMI

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.