Helicóptero dos bombeiros ajuda a mapear focos de dengue em Resende

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro circulou por Resende na manhã desta sexta-feira, dia 16, para mapear focos de dengue na cidade. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da prefeitura e por representantes do Corpo de Bombeiros local. O veículo foi enviado do Rio de Janeiro por solicitação do Governo do Estado.

Segundo a prefeitura, todo o apoio faz parte de uma operação da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, para fortalecer as ações de bloqueio da transmissão da dengue no município. Técnicos do órgão aplicarão, também nesta sexta, a partir das 17h, o inseticida UBV, específico para o controle do Aedes aegypti, nos bairros Morada da Felicidade, Baixada Olaria, Itapuca, Elite, Vila Santa Isabel e Campo de Aviação.

A aplicação do inseticida é feita em um carro semelhante ao do fumacê. E as instruções aos moradores durante a passagem do veículo é que deixem as janelas abertas e cubram as vasilhas de alimento e água de animais de estimação. As equipes do Governo do Estado e da Prefeitura planejarão as próximas ações com o equipamento de UBV, cujo cronograma será posteriormente divulgado, de acordo com os trabalhos que vêm sendo feitos para detecção de focos em diversos bairros do município. Segundo o Governo do Estado, o equipamento de UBV deve permanecer em Resende entre quatro e seis semanas, conforme preconiza o Ministério da Saúde para esse tipo de ação.

Já o sobrevoo, que aconteceu na Grande Alegria, foi para identificar macrofocos da dengue, como piscinas cheias em imóveis abandonados, caixas d’água destampadas e água empoçada nas lajes. Neste sábado, dia 17, a Prefeitura promove mais um mutirão de combate à dengue, desta vez no Jardim Alegria. A ação acontece entre 8h e 13h, quando as equipes de trabalho irão recolher amostras de larvas de mosquito, distribuir panfletos de conscientização à população e retirar entulhos depositados em calçadas e quintais do bairro.

Fonte: Prefeitura de Resende

Você pode gostar

One thought on “Helicóptero dos bombeiros ajuda a mapear focos de dengue em Resende

  1. Bom dia,
    Obrigada pelas ações contra dengue, entretanto é necessário intensifica-las no centro de Resende e adjacências. Pessoas tem aguadado muito tempo para o atendimento e falta cadeiras para tomarem soro. Necessário uma logistica melhor.
    Grata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.