Colégio público de Volta Redonda abre inscrições para ensino vocacionado de idiomas

Localizado no bairro São Cristóvão, em Volta Redonda, colégio estadual será o primeiro na região vocacionado ao ensino de inglês e espanhol (Fotos: Reprodução)

Estão abertas as matrículas para o Ensino Médio no Colégio Estadual Niterói, que para 2023 conta com uma novidade: será a primeira instituição de ensino público de Volta Redonda e região a contar com ênfase no ensino de idiomas (inglês e espanhol). Ou seja, os futuros alunos que se inscreverem até o próximo dia 9 terão acesso a ensino integral, com disciplinas normais no período na manhã, e à tarde a imersão do ensino de línguas.

De acordo com o diretor geral do colégio, Iuri Suhett, ainda que inicialmente fosse anunciado que haveria ensino bilíngue, a instituição prefere usar outra terminologia para definir o nome correto para o ensino dos idiomas.

– O termo bilíngue não está errado. Mas a Seeduc está correta em dar a terminologia adequada para não caracterizar algo errado, ainda que o bilíngue signifique o aprendizado de duas línguas, mas com todas as disciplinas falando apenas o inglês, o que não é o nosso caso. A terminologia correta é ‘escola vocacionada em línguas estrangeiras’. O erro na divulgação aconteceu porque o responsável pela produção do material deduziu que o ensino seria bilíngue, e eu na ignorância acabei concordando, e aprovei o material para divulgação – relembrou.

Para Suhett, a escola terá um ensino diferenciado das demais instituições de ensino estaduais. “A gente terá aqui um projeto onde os alunos sairão com uma proficiência em língua inglesa e língua espanhola. O projeto é pra que os alunos aprendam língua estrangeira, diferente da nossa matriz normal, geralmente nas escolas públicas o inglês ensinado não era bem ‘aquele inglês bem ensinado’. Aqui eles saem falando, lendo e escrevendo os dois idiomas, mas isso também depende da dedicação deles”.

Questionado sobre a possibilidade dos investimentos nas escolas públicas comprometerem a longo prazo o projeto de ensino, o diretor defende que é possível que isso acontecer, mas ele acredita que o mesmo terá sucesso dentro da instituição dirigida por ele.

– Eu posso falar pela minha instituição. Ela tem problemas onde poderíamos ser melhor atendidos? Sim, ainda que não estejamos capengas na nossa infraestrutura. Mas quando surge uma possibilidade de se colocar uma escola vocacionada onde alunos muitas vezes não têm oportunidade de pagar por cursos, ele pode fazer isso em uma escola pública? Pode, pois vamos fazer que esse projeto dê certo e criar uma política de estado (e não de governo), vou pensar nesse aluno o máximo possível a longo prazo. Enquanto esse projeto e esses investimentos existirem, vou me esforçar para que haja essa qualidade, tirando o melhor da política de governo (do Estado) no momento e usufruir o melhor possível.

Mesmo sendo uma instituição pública, além do novo projeto de ensino, colégio conta com infraestrutura moderna, com direito a sala maker (Foto: Divulgação)

Suhett adianta que o ensino vocacionado em línguas será possível graças a uma parceria entre da Seeduc com uma das escolas do Sesc Rio, da Barra da Tijuca, já habituada ao ensino de aprendizagem de língua estrangeira. “É um projeto de qualidade, já que conta com uma parceria com o Sesc Rio, que tem uma escola de extrema qualidade. E ela já tem um formato de aprendizado de língua estrangeira. Com essa parceria da Seeduc, norteará a gente com o know how que ele (o Sesc) têm. Então, ele traz o material, a capacitação para esse professor que vai lecionar, esse professor na verdade tem um perfil específico para essa função de ensinar os idiomas. E a metodologia será mais ativa, para que esse aluno tenha condições de aprender”, completa.

O diretor garante que, pelo fato de ser a primeira instituição pública a oferecer essa modalidade de ensino vocacionado na região, que as matrículas poderão ser feitas também por quem mora em Resende e outros municípios da região, pelo site Matrícula Fácil. A confirmação da inscrição em primeira fase será entre os dias 3 e 12 de janeiro.

Confira aqui o vídeo institucional de divulgação do Colégio Niterói e do ensino vocacionado de idiomas

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.