No Dia de Hoje – 28 de novembro

O humorista em seus últimos momentos de vida, em sua casa (Fotos: Divulgação)

No dia 28 de novembro de 2014, morria o comediante Roberto Mario Gómez y Bolaños, também conhecido como Roberto Bolaños, ou Chespirito. Nascido na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929, ganhou notoriedade internacional por ter sido o criador e protagonista das séries televisivas El Chavo del Ocho, (“Chaves”, no Brasil), El Chapulín Colorado, (“Chapolin”, no Brasil) e com o Programa Chespirito, que ganhou o título de o programa número 1 da televisão humorística, as quais lhe trouxeram grande prestígio e garantiram-lhe o reconhecimento como um dos escritores comediantes mais respeitados de todos os tempos.

Com uma carreira que durou décadas, Bolaños se consagrou como um dos maiores dramaturgos e comediantes de todos os tempos, com humor caracterizado de uma forma simples e carismática fazendo parte da memória de crianças e adultos e inspirando gerações de atores, comediantes e escritores. Roberto tem sido descrito como um dos comediantes mais reconhecidos do século XX, além de ser bem conhecido e honrado em toda a América Latina.

Para manter o legado de Bolaños, sua família criou o Grupo Chespirito, uma empresa responsável por administrar todo o legado dele. O grupo é liderado pelo filho de Bolaños, Roberto Gómez Fernández, e também mantém os direitos de exibição das séries juntamente com a emissora de TV mexicana Televisa (no Brasil, os seriados eram exibidos pelo SBT, e também pelo Multishow).

Bolaños foi casado duas vezes. Sua primeira companheira foi Graciela Fernández Pierre, com quem teve seis filhos. Os dois se separaram em 1977, e pouco depois, tornou-se público o relacionamento que ele teve com uma de suas colegas de elenco, a atriz Florinda Meza, que interpretou a Dona Florinda e a Pópis na série “Chaves”. Os dois começaram o romance durante uma turnê do elenco no Chile em outubro de 1977.

Bolaños ficou famoso em todo o mundo no papel de Chaves (Fotos: Divulgação)

Antes disso, Gomez Bolaños havia a cortejado por cinco anos, mas ele ainda estava casado e Florinda não queria se envolver com ele por considerá-lo mulherengo e infiel. Depois de um tempo, Florinda aceitou ficar com Roberto. No México, Roberto e Florinda foram criticados por manter essa relação, já que tudo começou quando Bolaños ainda era casado com Graciela.

Depois de 27 anos de uma união estável com Florinda Meza, Bolaños casou-se com ela em uma cerimônia civil no cartório, no dia 19 de novembro de 2004, e comemorou com uma grande festa num restaurante da Cidade do México.

Bolaños morreu aos 85 anos em Cancún, onde morava nos últimos anos de sua vida, devido a uma parada cardíaca. A notícia foi divulgada pouco tempo depois por dois dos grandes veículos de comunicação do México: a CNN México, que foi o primeiro deles; e pouco tempo depois pela Televisa, emissora onde Bolaños trabalhou por muitos anos de sua carreira. Mesmo assim, a causa da morte não foi confirmada de imediato. Ele estava com sua esposa, Florinda Meza, no momento de sua morte. O comediante sofria de problemas respiratórios crônicos e tinha mobilidade reduzida.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.