Gratuito: Escola de Resende abre inscrições para o Ensino Médio e Técnico

A Escola Firjan Sesi, de Resende, traz a oportunidade para jovens do município com renda familiar de até um salário-mínimo e meio, que estejam cursando ou tenham terminado o 9º ano do Ensino Fundamental de se candidatar ao processo seletivo de 160 vagas gratuitas para o Novo Ensino Médio da Escola Firjan Sesi com Itinerário de Formação Técnica em parceria com a Firjan Senai.

Para isso, os interessados devem fornecer no ato da inscrição uma autodeclaração de renda familiar per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo (sendo que alguns candidatos são dispensados desta obrigatoriedade – confira detalhes no edital) e apresentar declaração de escolaridade ou certificado de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental.

O processo é aberto para a comunidade em geral, com prioridade de vagas para candidatos do 9º ano da Escola Firjan Sesi e para dependentes de industriários ou ex-industriários (neste caso, com até três anos de desligamento da empresa até a data de publicação do edital).

Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan Senai Sesi, destaca que a proposta da instituição é investir na formação de jovens com a perspectiva de futuro, com uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento humano e tecnológico sustentável coerente com os desafios do século XXI.

– A Escola Firjan Sesi reforça sua proposta de formação integral, com o Novo Ensino Médio com itinerário de Formação Técnica em parceria com a Firjan Senai, agregando a perspectiva das Áreas de Conhecimento, da Criatividade e das Tecnologias, para preparar os jovens para os desafios da cidadania, do trabalho, da inovação e da continuidade de estudos.

O Novo Ensino Médio do Sesi grega à formação geral um itinerário de formação técnica em parceria com o Senai, com diferentes possibilidades em cada escola. Além disso, os alunos irão complementar sua formação em um itinerário integrado que traz dois clubes de área de conhecimento a serem escolhidos a cada ano (linguagem, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas), e opção de aulas de robótica para desenvolvimento científico, ou de arte/maker, com foco no desenvolvimento da criatividade a partir da arte contemporânea, além de oficinas extraclasse, incorporando mais cultura na educação básica.

O Itinerário de Formação Técnica em cada escola irá oferecer ao menos duas opções, conforme sua vocação regional (conferir no edital a oferta de cada escola): Logística, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Mecatrônica, Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Internet das Coisas, Eletromecânica, Mecânica, Sistema de Energias Renováveis, Vestuário, Planejamento e Controle de Produção, Eletroeletrônica, Produção de Áudio e Vídeo, Computação Gráfica, Design Gráfico, Multimídia, Informática, Programação de Jogos Digitais, Manutenção Automotiva, Alimentos, Confeitaria, e Edificações.

Essas oportunidades, que estavam disponíveis até o próximo domingo, dia 30, tiveram seu prazo prorrogado até o dia 6 de novembro, e estão distribuídas para aulas em turno integral em 2023. O edital completo está disponível no site da Escola e as inscrições devem ser realizadas através do mesmo. O início das aulas está previsto para 6 de fevereiro de 2023. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

Foto: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.