No Dia de Hoje – 23 de outubro

No dia 23 de outubro é celebrado o Dia da Aviação e do Aviador no Brasil. A Aviação iniciou-se no país com um voo de Edmond Plauchut, em 22 de outubro de 1911. O aviador, que fora mecânico de Alberto Santos-Dumont em Paris, decolou da praça Mauá, voou sobre a avenida Central e caiu no mar, da altura de 80m, ao chegar à Ilha do Governador. Era, então, bem grande o entusiasmo pela aviação. Na redação do jornal A Noite, no dia 14 de outubro, fundava-se o Aeroclube Brasileiro, que em janeiro do ano seguinte teria sua escola de aviação.

Anos antes, em 23 de outubro de 1906, a humanidade pôde, finalmente, alcançar o milenar sonho de voar como os pássaros. Às 16h45 daquele dia, no campo de bagatelle, pela primeira vez o homem, a bordo de um aparelho mais-pesado-que-o-ar, decolou, voou e pousou em segurança.

O grande feito, acompanhado por vasta multidão, pela imprensa, por cinegrafistas, fotógrafos e pela comissão fiscalizadora, ganhou rapidamente os noticiários de todo o mundo. Todos exaltaram a epopéia do 14-bis e de seu extraordinário piloto e inventor, o brasileiro Santos-Dumont.

Ele foi o primeiro a voar um avião que, utilizando-se unicamente de seus próprios meios, cumpriu todos os requisitos necessários para ter seu voo homologado pelo órgão oficial de aviação à época – o aeroclube da França. Foi também sancionado formalmente pela Federação Aeronáutica Internacional.

Seus inventos tornaram-se patrimônio universal, porque sempre refutou a prática de patentear criações e auferir lucro com elas. Acreditava que os frutos da sua genialidade eram provenientes de um dom maior e, portanto, propriedade de todos.

Seu nome e sua imagem estão estampados pelos lugares do mundo, em livros, monumentos, moedas, museus, aeroportos, escolas, praças, ruas, cidades e até em corpos celestiais que orbitam no universo.

Por seu valor e representatividade, o dia 23 de outubro foi escolhido como o Dia do Aviador para homenagear aqueles que, movidos pelo mesmo ímpeto do inventor do avião, aprenderam a dominar a arte de voar e souberam transformá-la em um ofício que aproxima pessoas e distâncias, transporta recursos e esperança, conduz progresso e leva integração, promove a paz e a segurança, além de alimentar a eterna aspiração de liberdade dos homens.

Como o voo não está somente limitado à perícia e ao arrojo, havendo um complexo envolvido em prol da atividade, este é também o dia da Força Aérea Brasileira (FAB), como o reconhecimento aos que são responsáveis pelo fazer voar.

SOBRE DUMONT – Alberto Santos-Dumont nasceu a 20 de julho de 1873 em Santa Luzia do Rio das Velhas, hoje cidade de Santos-Dumont, depois de ter sido denominada cidade de Palmira por dilatados anos. Era filho do engenheiro Henrique Dumont e de D. Francisca de Paula Santos. Morreu em Guarujá – São Paulo – em 23 de julho de 1932. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 4 de junho de 1931, não chegou a tomar posse de sua cadeira.

Foto: Reprodução/Internet

Fonte: Blog da Prefeitura de Sapezal/MT

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.