SOCIAL LAÍS AMARAL

Wilson Moura sabe das coisas
Nos últimos quinze dias o diretor da Agência do Meio Ambiente de Resende, Wilson Moura foi o centro das atenções na região. Se fosse do tipo vaidoso, deslumbrado e coisa e tal, teria aproveitado a ocasião para curtir seus momentos de celebridade. Mas é um cara centrado, tranquilo e que sabe qual o seu papel no cenário. O homem foi procurado por jornais locais e jornalões da grande imprensa, emissoras de rádio e TV, além de curiosos de todos os matizes. Todo mundo queria saber do derramamento de óleo diesel no Rio Paraíba. O acidente ocorreu, como todos sabem, num duto da Transpetro (subsidiária da Petrobrás) no município paulista de São José do Barreiro, nosso vizinho. O óleo, em grande quantidade, encharcou um pasto na localidade e desceu para o córrego Formoso e dele para o Rio Sesmaria que deságua no Paraíba. Embora Resende não tenha tido a menor participação no episódio, acabou sendo o destaque na mídia nacional. Como ‘Broa’ (assim Wilson Moura é conhecido na cidade) agiu rápido, colocando sua equipe desde cedo em cima do lance, monitorando, buscando entender o acontecido, acabou por se credenciar como a principal fonte de informação. As entidades ambientais dos dois estados pareciam ter menos informações que a equipe da Amar e seu diretor. A maior parte do óleo foi retirada e a estiagem ajudou. Mas caso chova nos próximos dias, o pasto que ficou encharcado lá no Barreiro vai voltar a vomitar no Formoso e este no Sesmaria. Então, aquele pequeno tempo de relaxamento no início da noite, depois de um dia estafante – que é a rotina diária do ‘Broa’, pode voltar a ser perturbado. E aí lá se vão os dois dedos de prosa com dois ou três dedos da ótima Jequitibá, na paz dos amigos. Tomara que não chova em Barreiro.

Orquestra de viola de Resende e Renato Teixeira na Festa do Pinhão
Um antigo sonho de admiradores da boa música sertaneja, da moda de viola genuína, está se realizando em Resende: a formação de uma orquestra de viola caipira. “É a primeira orquestra de viola caipira do Estado do Rio de Janeiro” – dispara orgulhoso Paulino Barbosa, um dos entusiastas da ideia e diretor da Associação Folclórica e Cultural Sertanejos – Resende, que na intimidade chamamos de ‘associação dos Violeiros’. A entidade contratou um especialista no assunto, o Elias ‘Viola’ que está superempolgado com o desenvolvimento dos seus alunos. Ainda em formação – não tem 40 dias de criada -, a orquestra já fez uma apresentação em Barra Mansa e agradou. Hoje (sexta-feira, dia 17), a orquestra se apresenta na Festival do Pinhão, em Visconde de Mauá e no domingo (19) repete a dose na Feira Sertaneja, no Parque de Exposições. São aproximadamente vinte violeiros que certamente irão encantar com suas violas caipiras. Só para registrar, o atual presidente da associação dos violeiros é o Manoel Candido, o ‘Roselito’ do Trio Raízes Sertanejas. Gastei quase todas as minhas linhas falando da nossa orquestra e sobraram poucas linhas para falar da maior atração da festa do pinhão nesta sexta-feira: o cantor e compositor Renato Teixeira. Mas um artista desse naipe não precisa de muitas palavras. Esta sexta promete no friozinho de Mauá. Quem gosta sobe a Serra: orquestra de viola caipira, Renato Teixeira e fechando a noite, a dupla João Lucas e Rodrigo.

TRIPA
* Claudionor Rosa está convocando as pessoas que pretendem trabalhar na confecção do tapete de Corpus Christi para um encontro amanhã (sábado) dia 18, às 14 horas no Colégio João Maia, na Praça Oliveira Botelho. Na ocasião, Claudionor vai coordenar uma oficina (com bate papo e exibição de vídeo) aos interessados * A exposição: “Sobre as urgências da Pele”, no Museu de Arte Moderna de Resende desde quarta-feira, fica aberta ao público até 28 de junho, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h30min. A mostra é assinada por João Bosco Millen, Vanessa Gerbelli e Anderson de Souza. Mais um tento da nossa amiga Vanda Perantoni * E o Festival do Pinhão continua amanhã com hipismo rural, apresentações culturais regionais, shows musicais com ‘Gota Serena’ e ‘Banda 8 Segundos’. No domingo tem almoço com ‘Grupo Xoxote’, à noite: ‘Barbra Zinger’, ‘Moda Universitária’ e finalizando ‘Thiago Oliveira’. E mais: artesanato, muita comida da boa e pinga ainda melhor. Um  alerta: vai ter operação da Lei Seca na estrada * Semana passada fui ao DOC, em Penedo, assistir ao “Thiago Zaidan e Trio convidam”, e a convidada de então foi a Sanny Alves. Uma beleza de encontro musical. Zaidan, Luis Lima (Japão) e Jairo Queiroz, são três craques que já entraram arrebentando. Aí entrou a Sanny e o pessoal quebrou tudo. Showzaço. Valeu muito!!  * E o Zaidan voltou a aprontar no dia seguinte. Ele mais Wilsinho Ramalho, Jairo Queiroz, Luis Lima (Japão), e os cantores, Diogo Guimarães, Mariana Gomes, Claudia Martins (e sua filhota) esquentaram a tarde e noite com muito samba bom no ‘Boteco’, do Alexandre. Aprovadíssimo * Na próxima terça-feira, dia 21, será apresentado o projeto ‘Business Center Resende’ na Fazenda da Barra, às 18h30min. * Os formandos do curso de Comunicação da AEDB encontraram um jeito simpático de encerrar o curso. Um trote às avessas para eles mesmos. Sem violências, sem humilhações. Estão recolhendo fraldas descartáveis e leite. O material arrecadado será doado a uma instituição beneficente da cidade. Beleza!!

ANIVERSÁRIOS
Os amigos André Whately, José Bento, Ana Carolina e Izabel Cristina iniciaram a semana mudando de idade, já na Segunda, dia 13, dia de Preto Velho. Na Quarta (15) inauguram idade nova o Diego Gavazzi (TV Rio Sul), o Ricardo Pimentel (Sabiá) e a minha amiga Soraya Cavalcanti. Ontem (16) sopraram velinhas a amiga Carol Lemos e a Januaceli Monteiro. Hoje sexta (17) é o dia da Marie Louise Goransson, do Pequena Suécia. Amanhã o (18) é a vez do Ercílio Galhardo receber os ‘parabéns’ e no domingo (19) um trio de amigos fica mais experiente: a Ana Rita Orioli, Cida Melo e Carlos Rocha. Parabéns e todas as felicidades do mundo a essa turma boa.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.