Em meio a reeleições no estado, candidato apoiado por prefeito em Resende consegue vaga na Alerj

Tande se elege pela primeira vez para um cargo na Alerj após campanha realizada ao lado de Balieiro, seu principal cabo eleitoral (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O estado do Rio de Janeiro foi uma das unidades da federação do país que elegeu em primeiro turno seu governador. Na noite deste domingo, dia 2, o atual governador Cláudio Castro (PL) foi reeleito com 4.633.260 votos, o que equivale a 58,27% do total de votos válidos, contra 2.198.086 votos obtidos pelo segundo colocado, o ex-deputado federal Marcelo Freixo (PSB).

Para o senado foi reeleito o ex-jogador Romário (PL), com 2.384.331 votos, o equivalente a 29,19%, superando Alessandro Molon (PSB), que obteve 1,731.786 votos (21,20% do total).

Mas o destaque em Resende ficou por conta da eleição de seu novo representante para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Apoiado pelo prefeito do município, Diogo Balieiro, o ex-secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira (Pros), conhecido como Tande, obteve 45.785 votos, o que mostra o sucesso da campanha de transferência de votos por parte de Balieiro. Já o deputado estadual Noel de Carvalho (Solidariedade), voltará a ser suplente, uma vez que obteve apenas 16.197 votos.

Noel de Carvalho não conseguiu votos suficientes para continuar na assembleia

Já em Barra Mansa, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro (DC) não conseguiu se eleger devido ao quociente eleitoral. Ele obteve 31.556 votos. Por outro lado, Volta Redonda terá um novo representante: o candidato Jari (PSB) se elegeu pela média do quociente, com 27.288 votos.

Já nas eleições para o legislativo Federal, nem Resende ou região conseguiu ter representantes. A representante mais votada para o Congresso foi Daniela do Waguinho (União), da Região Metropolitana, com 273.706 votos, seguida do ex-ministro da Saúde General Pazuello (PL). Único representante da região do Médio Paraíba, o deputado federal Delegado Antônio Furtado (União) não conseguiu unir votos nem média suficientes para se reeleger, ficando com a suplência.

BOLSONARO VENCE EM RESENDE E ITATIAIA, LULA EM MAUÁ
Nas eleições para presidente, o ex-presidente Lula (PT) largou à frente do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). O petista teve mais de 48% dos votos contra 43% de Bolsonaro no país, mas em Resende o ex-capitão teve 55,04% contra 35,69% de Lula. A exceção foi em Visconde de Mauá, onde o candidato do PT teve 606 votos contra 452 de Bolsonaro na seção do Lote 10.

Em Itatiaia, o candidato do PL teve 51,25% dos votos contra 40,97% do concorrente. No entanto, o ex-presidente também ganhou na região de Mauá (Maromba e Maringá), onde ficou com 516 votos contra 373 de Bolsonaro. Os dois voltam a se enfrentar no segundo turno, em 30 de outubro.

Os resultados finais das eleições em primeiro turno podem ser conferidos na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou nos aplicativos móveis disponíveis nas lojas de aplicativos Play Store ou Apple Store.

Foto: Reprodução/Internet

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.