No Dia de Hoje – 25 de setembro

José Carlos Araújo, o Garotinho, faz parte da Tupi desde o ano de 2015 (Foto: Talita Giudice/Super Rádio Tupi)

No dia 25 de setembro de 1935 foi inaugurada pelo jornalista Assis Chateaubriand a Super Rádio Tupi, uma emissora de rádio brasileira do Rio de Janeiro que opera nos dial FM 96,5 MHz. Desde sua inauguração, a rádio é pertencente ao conglomerado de mídia Diários Associados. Seus estúdios ficam no Edifício Santos Dumont, na região do Castelo, no centro do Rio de Janeiro.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do inventor do rádio, Guglielmo Marconi. Em seu início, a emissora ficou conhecida como “Cacique do Ar”, também sendo chamada por seu prefixo PRG-3 ou, simplesmente, G-3. Durante a década de 1940, a rádio conta com um elenco de grandes nomes da música brasileira como Sílvio Caldas, Jamelão, Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Dorival Caymmi, Vicente Celestino etc, tendo também um elenco de rádio teatro com nomes como Paulo Gracindo, Yoná Magalhães, Maurício Shermann, Orlando Drummond etc., e o seu primeiro contratado, foi o comediante Zé Bacurau.

A Tupi também se destaca por sua cobertura jornalística, tornando-se importante ao anunciar, em primeira mão, o final da Segunda Guerra Mundial. Uma das principais produções do gênero era o Grande Jornal Falado Tupi, um dos mais ouvidos do Distrito Federal (Rio de Janeiro).

O esporte sempre foi um dos pontos fortes da G-3, graças a grandes equipes, a partir da formação inicial com Ary Barroso, (o ‘speaker’ da gaitinha) e Antônio Maria, então egresso do Recife, como narradores. Logo após veio a equipe chefiada por Oduvaldo Cozzi e José Almirio, que também contava com nomes como Cézar Rizzo e Sérgio Paiva.

Em 1960, foi criado o mais tradicional programa da rádio e que está no ar até hoje, Patrulha da Cidade. O programa foi idealizado pelo jornalista Afonso Soares, e aborda os assuntos policiais, muitas vezes com uma pitada de bom humor. Hoje, o programa é dirigido, roteirizado e apresentado por Mário Belisário, acompanhado pelo comunicador Garcia Duarte e grande elenco de rádio atores e desde sua estreia lidera a audiência na cidade.

Durante a década de 1970, a rádio passou por várias crises (uma delas culminou no fechamento da TV Tupi), mas a estação conseguiu se recuperar, lançando diversos programas, entre eles o humorístico A Turma da Maré Mansa. O sucesso da cobertura esportiva também muito ajudou na recuperação, com a famosa Seleção Brasileira do Rádio, que marcou as décadas de 1960, 70 e 80 com as coberturas de Copas do Mundo, jogos da Seleção Brasileira, os grandes jogos no Brasil e no exterior e as grandes conquistas do futebol carioca.

Doalcey Bueno de Camargo era o chefe e narrador titular da equipe, que reuniu grandes nomes do rádio esportivo brasileiro, como Oswaldo Moreira, Paulo César Tenius, Sérgio Moraes, Celso Garcia, José Cabral, Edson Mauro, José Almirio, Rui Porto, João Saldanha, Carlos Marcondes, Afonso Soares, Vitorino Vieira, Kleber Leite, Paulo Stein, Ronaldo Castro, Washington Rodrigues, Sérgio Orind, Iata Anderson, o ex-jogador Gérson (lançado como comentarista assim que deixou os gramados), e muitos outros.

Em 2003, a Rádio Tupi assume a liderança de audiência no Rio após mais de 30 anos de hegemonia de sua concorrente direta, a Rádio Globo. A Tupi se mantém nesta posição até os dias de hoje. No dia 25 de setembro de 2005, dia dos 70 anos da Super Rádio Tupi, foi inaugurado o primeiro transmissor digital do rádio brasileiro que foi instalada na ilha de Itaóca, em São Gonçalo.

Em 1 de junho de 2009 passou a ser transmitida também pelo FM, na frequência 96,5 MHz, que antes pertencia à Nativa FM. Por sua vez, a mesma ocupou os 103,7 da extinta rádio Antena 1 Rio, que retornou ao dial do RJ, no dia 16 de dezembro de 2015, com o fim da Nativa. Atualmente, a emissora conta com nomes do rádio como os comunicadores Antônio Carlos, Clóvis Monteiro, Francisco Barbosa, Isabele Benito, Pedro Augusto, Cidinha Campos e Mário Belisário, além das vozes do esporte Luís Penido, José Carlos Araújo, o Garotinho, e Jota Santiago.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.