Claudionor Rosa receberá homenagem póstuma da Alerj

Foi aprovada nesta terça-feira, dia 13, por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a homenagem post mortem ao historiador e produtor cultural Claudionor Rosa, de autoria do deputado estadual Noel de Carvalho (Solidariedade). O título de benemérito do Estado do Rio de Janeiro foi concedido em reconhecimento pelo trabalho de Claudionor, em especial, nas áreas cultural e de preservação histórica da região das Agulhas Negras.

– Só lamento não ter conseguido fazer essa homenagem merecida, enquanto Claudionor estava vivo, mas em breve entregarei com muita emoção aos filhos e a viúva desse ser humano incrível que foi um lutador pela cultura da cidade de Resende e outras cidades da Região das Agulhas Negras – comentou o deputado Noel de Carvalho.

Claudionor Rosa morreu no dia 28 de marco de 2019, e foi diretor do Arquivo Histórico da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), comandou um programa na Rádio Resende AM, foi colunista do jornal “A Lira” e participou de diversas obras literárias, entre elas, “Cordel Resende”, “Ponte Velha 100 anos”, “Cordel Sagrado Coração” e “Do passado ao Presente”.

Foi o pioneiro na criação do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Resende, fundador da Associação do Samba e do Rancho Chuveiro de Prata. Foi presidente do Grêmio Literário de Resende e organizava jogos florais convidando vários municípios do estado.

O Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro pode ser concedido pela Assembleia Legislativa às personalidades nacionais ou estrangeiras que, entre outras condições, contribuíram para preservação da história e desenvolvimento das artes e está previsto como uma das homenagens que os deputados estaduais do estado do Rio de Janeiro podem promover.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.