Orquestra Sinfônica de Barra Mansa abre temporada de concertos

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) abre no príximo dia 18, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, a temporada oficial de concertos de 2014. O tema do concerto de abertura é “Mil e uma noites”, com a apresentação da obra Scheherazade, do compositor russo Korsakov. A entrada no evento é gratuita.

Um dos maiores violinistas brasileiros da atualidade, Daniel Guedes, é o convidado especial da OSBM. Ele executará o concerto do finlandês Jean Sibelius. Completa o programa uma obra do compositor brasileiro Nicolai Brucher, em homenagem a Ernesto Nazaré. Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, vem se destacando como um músico versátil, atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente.

– Durante todo este ano, Barra Mansa vai receber grandes maestros e solistas nacionais e internacionais, que atuarão com a orquestra e ministrarão aulas para os alunos avançados do Projeto Música nas Escolas – revelou o diretor artístico da OSBM, maestro Vantoil de Souza, que vai conduzir o concerto de abertura da temporada.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Desde sua formação, a orquestra recebe grandes elogios do público e da crítica, tendo se apresentado nos maiores palcos brasileiros, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo e Theatro Santa Izabel, em Recife. Em 2014, a OSBM acompanhará novamente o Balé Kirov, do Theatro Mairinsky, de São Petesburgo, durante a turnê brasileira do grupo, com 14 concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais com processo de educação musical que se inicia na pré-escola e se estende a todas as séries. Ele  permitiu a criação de inúmeras formações instrumentais, como bandas, orquestras infanto-juvenis, orquestras de cordas, orquestras de metais, orquestra de jazz, corais e grupos de pífaros. Os grupos são premiadíssimos, tendo conquistado troféus em todos os concursos em que participaram. O Música nas Escolas é mantido pela prefeitura de Barra Mansa, em ação conjunta da secretaria municipal de Educação e a Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. O projeto conta com patrocínio da Saint-Gobain, Votorantim, CCR Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura. O Projeto é também patrocinado pela Light e pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Prefeitura de Barra Mansa

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.