Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos no Reino Unido

A monarca, ao lado de seu herdeiro, Charles, príncipe de Gales (Foto: Daniel Leal/AFP)

Morreu nesta quinta-feira (dia 8), aos 96 anos, a rainha Elizabeth II do Reino Unido, segundo informações das rede sociais da família real. A monarca estava no Castelo de Balmoral, na Escócia, após ter sido colocada em observação médica nesta quinta-feira e seus familiares serem informados e viajaram ao local. No poder há 70 anos, a rainha vinha apresentando problemas de saúde.

Em outubro do ano passado, ela passou a noite no hospital e precisou ficar em repouso. Elizabeth também foi diagnosticada com covid-19 em fevereiro, quando já estava vacinada. Meses depois, ela revelou que ficou “muito cansada e exausta” após contrair o vírus.

Seu último compromisso público foi na terça-feira, dia 6, quando nomeou a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss. Pela primeira vez na história, a cerimônia foi realizada em Balmoral. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados por ela no palácio de Buckingham, em Londres.

Elizabeth foi a monarca mais longeva da história do Reino Unido e a que há mais tempo ocupava o poder no mundo. A princesa de York nasceu em 21 de abril de 1926 como a terceira na sucessão do trono britânico. Seu destino mudou em 1936, quando o tio, o rei Eduardo VIII, abdicou do trono. Ela deixa quatro filhos, de seu relacionamento de 73 anos com o príncipe Philip, que morreu no ano passado: Charles, herdeiro do trono, Anne, Andrew e Edward.

Com sua morte, Charles, que tem 73 anos, é o herdeiro da rainha e já é tratado como rei embora ainda não tenha sido proclamado. O conselho que realizará a proclamação do herdeiro como o novo rei deve ocorrer um dia após a morte de Elizabeth, no Palácio St. James.  No mesmo dia, a primeira-ministra irá ao Palácio de Buckingham para se encontrar com Charles. Logo em seguida, o monarca recém-empossado fará uma turnê pelo Reino Unido.

O funeral está planejado para ocorrer 10 dias após a morte. O corpo da rainha será enterrado na capela memorial Rei George VI. O caixão ficará ao lado de onde está enterrado Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.

Fonte: UOL

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.