Resende e Itatiaia celebram os 200 anos da Independência do Brasil

Nesta quarta-feira, dia 7, Resende realiza o Desfile Cívico da Independência do Brasil, sendo que este ano a data celebra o bicentenário do acontecimento histórico protagonizado em 1822 pelo então imperador Pedro I. O evento contará com a presença da Academia Militar da Agulhas Negras (Aman), alunos das escolas municipais e estadual, além de entidades governamentais e não-governamentais. A solenidade começa a partir das 8h30 com os hinos Nacional e da Independência, executados pela Banda Sinfônica da Aman. O desfile tem previsão de início para às 9h.

As escolas municipais desfilam na sequência, sendo fanfarra de Engenheiro passos (Comeep), Sagrado Coração, Professor Carlinhos, Jardim das Acácias, Roberto Silveira, Maria de Assis Barboza, fanfarra do Ciep 489, Marieta Salles, Lidia Pires, Surubi, Mariucha, fanfarra do Noel de Carvalho, Ciep 342 Geraldo da Cunha Rodrigues, Ciep 347, Professor Oswaldo Camões, Getúlio Vargas, além da Escola Estadual Anibal Benévolo.

Além disso, também estarão presentes os representantes do 37º Batalhão da Polícia Militar, da Defesa Civil, Guarda Municipal, Cruz Vermelha, os Escoteiros, Centro de Convivência de Idosos e Fanfarra.

Durante a solenidade, que acontece no bairro Jardim Jalisco e será aberta à população, serão fechados os acessos às ruas Pandiá Calógeras, Mário Periquito, Xavier de Lima e Sarquis José Sarquis, além da Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, Beira Rio, onde acontece o desfile.

A interdição será entre 7 às 13h para a montagem, desfile e desmontagem dos equipamentos. Após este horário, as ruas serão liberadas para trânsito de veículos. A Guarda Municipal estará no local para orientar o trânsito.

HOMENAGENS A QUEM PARTICIPOU DA INDEPENDÊNCIA
No mesmo dia, em Itatiaia, uma solenidade de hasteamento da Bandeira do Brasil, na sede da Prefeitura, a partir das 8h, comemora o Bicentenário da Independência em parceria com o Centro Cultural Estalagem, onde haverá também a entrega à comunidade de um marco que homenageia dois itatiaienses que integraram a Comitiva de Dom Pedro e estiveram presentes à Proclamação de Independência, às margens do Ipiranga.

Erguido em frente à sede dos Correios, na calçada de acesso ao prédio da Prefeitura, o monumento registra a participação na comitiva imperial dos Capitães Antônio Pereira Leite e João Ferreira de Souza. De acordo com o professor Marcos Cotrim, membro da Academia Itatiaiense de História, o Capitão Pereira Leite foi um dos fundadores do Curato de São José de Campo Belo, no final da década de 1820, e construtor do prédio onde hoje funciona a Prefeitura Municipal.

Foto: Arquivo/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.