Palestras contra o abuso e exploração sexual de menores

Começou nesta segunda dia 13 e termina no sábado, dia 18 a Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades, que têm como tema “Deixar quieto também é crime”, englobarão também os trabalhos realizados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que acompanha menores vítimas de abusos e explorações no município. Na abertura do encontro, no Teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), houve apresentação da peça “Vim ver Maria” (foto), interpretada por um grupo teatral de Ourinhos, São Paulo. O espetáculo foi assistido por cerca de 1.600 estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, todos da rede pública de ensino.

— Dentro de uma linguagem específica para a faixa etária dos estudantes, o teatro abordou o tema, orientando, explicando e dando dicas para que crianças e adolescentes fiquem atentos à situações de abuso e exploração, frisou a secretária municipal de Educação, Rosaly Azevedo.

Nesta terça-feira, às 10h, profissionais do CREAS ministraram palestra relacionada ao tema, para alunos do Colégio Estadual Antonina Ramos Freire, no bairro Alegria. A mesma atividade será realizada às 14 horas, para membros do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) e, às 15 horas, no CRAS Itinerante,em Engenheiro Passos, o assunto será levado para a comunidade.

Na quarta-feira, dia 15, as palestras acontecem às 10 horas, para mães com filhos matriculados na Escola Municipal Lídia Pires (Itapuca) e, às 14 horas, no CRAS Lavapés, para pessoas da comunidade.No dia 16, pela manhã, será a vez dos usuários do Centro de Referência Especializado em Pessoas de Situação de Rua (CREPOP) participarem da palestra e, às 14 horas, os usuários do CRAS Toyota. Sexta-feira, dia17, apartir das 9 horas, haverá distribuição de materiais informativos sobre a campanha em postos de gasolina, no Terminal Rodoviário (no Centro) e no Rodoshopping Graal. Às 14 horas, será realizada palestra no CRAS Jardim Esperança. Paralelamente, haverá exibição de filme na sede do CREAS,em Campos Elíseos.

No sábado, dia 18, e comemoração da data, a programação contará com distribuição de materiais informativos, das 8 às 12 horas, no Calçadão dos Elíseos. Na abertura do encontro, realizada ontem no Teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), houve apresentação da peça “Vim ver Maria” (foto), interpretada por um grupo teatral de Ourinhos, São Paulo. O espetáculo foi assistido por cerca de 1.600 estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, todos da rede pública de ensino.

De acordo com um balanço divulgado pelo CREAS, no momento estão sendo acompanhados 89 casos classificados como de abuso sexual e 15 de exploração sexual de crianças e adolescentes, no município. Os casos chegam ao CREAS de forma espontânea ou encaminhados pela Delegacia de Polícia; Conselho Tutelar; 2ª Vara de Infância, Família, Juventude e Idoso; escolas e organizações não- governamentais.

Fonte: Assessoria de comunicação (PMR)

Foto: Jorge Trindade

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.