No Dia de Hoje – 18 de agosto

Annan foi muito atuante durante o tempo de seu mandato como Secretário-Geral (Foto: Divulgação)

No dia 18 de agosto de 2018, morria o diplomata Kofi Atta Annan. Nascido em 8 de abril de 1938, no distrito de Kofandros de Cumasi, em Gana, foi, entre 1 de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2006, o sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo sido laureado com o Nobel da Paz em 2001. Annan e as Nações Unidas foram co-receptores do Prêmio Nobel da Paz de 2001 pela criação do Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária para ajudar países em desenvolvimento em seus esforços para cuidar de seu povo.

Kofi Annan nasceu na época em que seu país era uma colônia britânica da Costa do Ouro. Ele foi irmão gêmeo, o que dá uma posição de respeito na cultura de Gana. Sua irmã gêmea, Efua Atta, que morreu em 1991, compartilhava seu nome do meio Atta, que em fanti e acã significa justamente gêmeo. Annan e sua irmã nasceram em uma das famílias aristocráticas de seu país; tanto seus avós e seu tio eram chefes tribais.

Na tradição antroponímica de acã, algumas crianças são nomeadas de acordo com o dia da semana em que nasceram, e/ou em relação a quantas crianças as precederam. Kofi em acã é o nome que corresponde a sexta-feira.

De 1954 a 1957, Annan frequentou o colégio elitista Mfantsipim, um internato metodista em Cape Coast fundado na década de 1870. Annan disse que o colégio o ensinou “que o sofrimento em qualquer lugar preocupa pessoas em todo lugar”. Em 1957, o ano em que Annan graduou-se em Mfantsipim, Gana tornou-se independente do Reino Unido.

Em 1958, Annan começou a estudar economia na Faculdade de Ciência e Tecnologia de Cumasi, atual Universidade Kwame Nkrumah de Ciência e Tecnologia de Gana. Ele recebeu uma doação da Fundação Ford, possibilitando-o completar seus estudos de graduação no Macalester College em St. Paul, Minnesota, Estados Unidos, em 1961. Annan, em seguida, fez uma licenciatura em Relações Internacionais no Graduate Institute of International and Development Studies em Genebra, Suíça, de 1961 a 1962. Após alguns anos de experiência de trabalho, ele estudou no MIT Sloan School of Management (1971–72) no programa Sloan Fellows e obteve o diploma de Master of Science (M.S.). Annan era fluente em inglês, francês, kru, outros dialetos de acã, e outras línguas africanas.

Em 1962, começou a trabalhar como Diretor de Orçamento para a Organização Mundial da Saúde, uma agência das Nações Unidas (NU). De 1974 a 1976, ele trabalhou como Diretor de Turismo em Gana. No final dos anos 1980, Annan voltou a trabalhar para as Nações Unidas, onde foi nomeado secretário-geral Adjunto em três posições consecutivas: Gestão dos Recursos Humanos e Coordenador para as Medidas de Segurança do Sistema das Nações Unidas (1987–1990); Subsecretário-Geral para Planeamento de Programas, Orçamento e Finanças e de Controlador (1990–1992); e Operações de Manutenção da Paz (março de 1993 – dezembro de 1996).

Sua nomeação como secretário-geral da ONU aconteceu em 13 de dezembro de 1996, quando o Conselho de Segurança das Nações Unidas recomendou Annan para substituir o secretário-geral anterior, Boutros Boutros-Ghali, do Egito, cujo segundo mandato enfrentou o veto dos Estados Unidos. Confirmado quatro dias depois pelo voto da Assembleia Geral, ele começou seu primeiro mandato como secretário-geral em 1 de janeiro de 1997.

Após seu regresso a Gana, Annan foi imediatamente apontado como candidato para se tornar o próximo presidente do país, mas acabou seguindo com seu trabalho de diplomacia junto a inúmeras organizações com foco tanto global quanto africano. Annan morreu em 18 de agosto de 2018, num hospital de Berna na Suíça. As causas da morte não foram reveladas.

Fonte: Wikipedia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.