No Dia de Hoje – 12 de agosto

Tarcísio teve um dos casamentos mais duradouros da dramaturgia brasileira ao lado da atriz Glória Menezes (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

No dia 12 de agosto de 2021, morria o ator Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho, mais conhecido como Tarcísio Meira. Considerado um dos maiores atores e galãs de sua geração, marcou época com personagens fortes, no cinema, no teatro e na televisão. Durante décadas eternizou a televisão com mocinhos e vilões que marcaram a teledramaturgia nacional.

Estreou no teatro em 1957, na peça “A Hora Marcada” e em 1959 já brilhava em “O Soldado Tanaka”, convidado por Sérgio Cardoso. A estreia na televisão foi em “Noites Brancas”, um teleteatro da TV Tupi, dirigido por Geraldo Vietri em 1959. Em outro teleteatro da mesma emissora em 1961, “Uma Pires Camargo”, contracenou pela primeira vez com Glória Menezes, com quem casaria pouco tempo depois e os dois passaram a formar um dos casais de maior sucesso da televisão brasileira.

Ele foi o galã da primeira telenovela diária da televisão brasileira, “2-5499 Ocupado” (1963), na Excelsior, ao lado de Glória Menezes. Protagonizou ainda mais sete telenovelas na mesma emissora até se transferir com Glória para a TV Globo, onde estrearam em “Sangue e Areia”. A partir daí, Tarcísio se tornou uma das presenças mais constantes da teledramaturgia brasileira e tinha mais de cinquenta trabalhos entre telenovelas, minisséries e seriados de televisão.

Também no cinema, Tarcísio Meira se tornou um dos principais atores, principalmente nos anos 1970 e 1980. O primeiro filme em que atuou foi “Casinha Pequenina” (1963), ao lado de Mazzaropi; entre seus maiores sucessos estão “Máscara da Traição”, “As Confissões de Frei Abóbora”, “Independência ou Morte”, “Missão: Matar”, “O Marginal”, “República dos Assassinos”, “Eu Te Amo” e “Não se Preocupe, nada Vai Dar Certo!”. Entre suas mais importantes interpretações no meio, encontram-se “A Idade da Terra”, de Glauber Rocha, e “Eu”, de Walter Hugo Khouri.

Recebeu o prêmio APCA de melhor ator, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte por sua atuação na minissérie A Muralha (2000), produzida pela TV Globo.

Desde 1962 foi casado com a atriz Glória Menezes, com quem teve seu único filho, o também ator Tarcísio Filho. O artista também era padrasto de João Paulo e Maria Amélia, filhos que sua esposa teve no primeiro casamento. Tarcísio e Glória são reconhecidos por possuírem um dos casamentos mais sólidos do meio artístico, tendo atuado juntos várias vezes na televisão, como em “Irmãos Coragem”, “Guerra dos Sexos”, “Torre de Babel”, e “A Favorita”, além do seriado “Tarcísio & Glória”, produzido especialmente em homenagem ao casal.

Tarcísio e Glória tiveram seus contratos encerrados com a Rede Globo em 11 de setembro 2020, depois de 52 anos na emissora, e se aposentaram. O último trabalho de Tarcísio na emissora havia sido na novela “Orgulho e Paixão”, em 2018.

Após a aposentadoria, o casal passou a morar em uma fazenda de criação de gado e plantações em Porto Feliz, no interior de São Paulo. O casal já estava vivendo na propriedade durante a quarentena por conta da pandemia de Covid-19. Em 16 de março de 2021 receberam a segunda dose da vacina contra a doença em Porto Feliz. A primeira dose havia sido aplicada em 16 de fevereiro, também no município.

Em 6 de agosto do mesmo ano o casal foi internado no hospital Albert Einstein em São Paulo, após confirmação do diagnóstico de Covid-19. Segundo boletim do hospital, divulgado no dia 10 de agosto, o ator encontrava-se internado na UTI, contando com apoio de ventilação mecânica invasiva e diálise contínua. Seis dias depois da internação, Tarcísio morreu vítima da doença, aos 85 anos. Glória recebeu alta quatro dias depois, já sabendo da morte do marido.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.