No Dia de Hoje – 3 de fevereiro

Destroços do avião que caiu com os três músicos de rock and roll (Foto: Reprodução/Civil Aeronautics Board)

No dia 3 de fevereiro de 1959, um acidente aéreo ocorrido nos Estados Unidos matou os músicos Buddy Holly, Ritchie Valens e The Big Bopper, além do piloto Roger Peterson. Ícones do rock and roll, eles viajavam em um avião monomotor modelo Beechcraft Bonanza B35, que caiu próximo de Clear Lake, no estado de Iowa.

Na ocasião, os músicos excursionavam na turnê The Winter Dance Party, projetada para cobrir 24 cidades do centro-oeste dos Estados Unidos em apenas três semanas, de 23 de janeiro a 15 de fevereiro de 1959. Um dos problemas logísticos era o tempo gasto durante as viagens, pois a distância entre os locais dos concertos não foi considerado quando cada um deles foi agendado.

Outro era o ônibus usado para transportar os músicos, não preparado para enfrentar o inverno. Seu sistema de aquecimento quebrou pouco depois do início da turnê, fazendo com que o baterista de Holly, Carl Bunch, desenvolvesse um caso grave de congelamento nos pés, tendo de ser internado em um hospital.

Além disso, um dos shows foi agendado de última hora, em Clear Lake, para uma segunda-feira, dia 2 de fevereiro. Ao chegar no local, Buddy Holly, frustrado com o ônibus de viagem, disse a seus colegas de banda que, terminado o show, tentaria fretar um avião para alcançar a próxima parada da turnê, a cidade de Moorhead, em Minnesota.

Sendo assim, conseguiu então combinar um voo com Roger Peterson, um piloto de 21 anos que trabalhava para a Dwyer Flying Service, na cidade vizinha de Mason City. Acertaram uma taxa de 36 dólares por passageiro para que Peterson levasse Holly e mais dois acompanhantes até Fargo, em seu Beechcraft Bonanza B35, fabricado em 1947.

Inicialmente, Dion DiMucci, vocalista do grupo Dion and the Belmonts, e Waylon Jennings e Tommy Allsup, músicos que acompanhavam Holly em sua recém-iniciada carreira solo seriam os acompanhantes, mas os assentos foram cedidos a J.P. Richardson (conhecido por he Big Bopper) e Ritchie Valens.

O avião decolou por volta das 0h55 (hora local) do dia 3 de fevereiro. Pouco depois da 1h, Hubert Dwyer, piloto comercial e dono da aeronave, observando de uma plataforma do lado de fora da torre de controle, viu a luz de cauda do avião descer gradualmente até sumir de vista. Peterson havia dito a Dwyer que passaria seu plano de voo à torre de controle por rádio depois da decolagem, mas isso acabou não acontecendo.

Às 3h30, o Aeroporto Hector, em Fargo, Dakota do Norte, informou não ter recebido qualquer sinal do Bonanza, então Dwyer contactou as autoridades e declarou a aeronave como desaparecida. Por volta das 9h15, Dwyer decolou em outro avião de pequeno porte para seguir a rota planejada por Peterson. Pouco tempo depois, ele visualizou os destroços do Bonanza em uma plantação de milho, situada oito quilômetros a noroeste do aeroporto.

A aeronave estava em um ângulo levemente descendente e inclinada para a direita quando atingiu o solo a 270 quilômetros por hora. Ela então capotou e derrapou por mais 170 metros na paisagem congelada antes que a massa retorcida de ferragens batesse contra uma cerca de arame farpado nas cercanias da propriedade. Os corpos de Holly e Valens caíram próximos ao avião, Richardson foi arremessado através da cerca e dentro de outra plantação de milho vizinha, enquanto Peterson ficou preso à cabine.

Carroll Anderson, o gerente do Surf Ballroom que levara os músicos ao aeroporto da cidade vizinha e presenciara a decolagem do avião, foi o primeiro a identificar as vítimas. Autópsias posteriores indicaram que todos os quatro morreram instantaneamente com o impacto.

Investigações concluíram que o acidente foi provocado por uma combinação de mau tempo e erro humano. Peterson, operando em voo por instrumentos, ainda estava sendo testado nesta especialidade, não sendo habilitado para pilotar em condições climáticas não visuais, que requeriam que operação da aeronave fosse feita apenas por orientação dos instrumentos.

O inquérito final da Civil Aeronautics Board observou que Peterson havia sido treinado em aeronaves equipadas com horizonte artificial, não tendo portanto experiência com o giroscópio indicador de altitude utilizado no Bonanza. Para piorar a situação, os dois instrumentos indicavam o eixo de uma aeronave de maneira exatamente oposta; isso levou os investigadores a concluírem que Peterson pode ter pensado que estava subindo quando estava, de fato, descendo.

Eles também descobriram que Peterson não recebeu alertas adequados sobre as condições climáticas, o que, dado seus conhecimentos limitados, poderia tê-lo feito adiar o voo.

Doze anos após o acidente, o músico Don McLean gravou a canção American Pie, que  relembra o “dia em que a música morreu”, como ficou conhecido o dia do acidente aéreo. O single alcançou o primeiro lugar das paradas de sucesso dos Estados Unidos em 1972, permanecendo nesta posição por quatro semanas. Foi relançado em 1991, alcançando a 12ª colocação no Reino Unido. A versão de McLean é uma das canções mais longas a entrar na Billboard Hot 100, sendo a mais longa a chegar na primeira posição.

Fonte: Wikipédia

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