Paralisação dos professores municipais no dia 22

Em assembleia realizada na noite desta sexta-feira, dia 10, na Escola Municipal Noel de Carvalho, os professores municipais de Resende decidiram pela paralisação, quando realizarão um ato público no Calçadão de Campos Elíseos, no próximo dia 22 (quarta-feira). A decisão foi uma resposta à votação realizada na noite de quinta-feira, dia 9, na Câmara Municipal, que concedeu autorização legislativa para o reajuste salarial de 7,5 % dos servidores da Prefeitura de Resende, incluindo funcionários efetivos, ocupantes de cargos em comissão, trabalhadores contratados, inativos e pensionistas.

Segundo o coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe Resende), Ênio Sebastião, explica que não a categoria não foi consultada em relação à decisão do Poder Executivo. “Não aceitamos a proposta de reajuste salarial feita pelo poder executivo, que sequer conversou antes com os professores e aprovou esse aumento de 7,5% junto ao executivo, ainda pouco para o que foi reivindicado”, diz o coordenador, acrescentando que o horário do ato público ainda será definido.

Ainda na mesma sessão, os vereadores aprovaram a concessão do Índice Ideb, criado pela administração municipal, e destinada aos profissionais do magistério, cujo pagamento mensal será de 18,91%, com recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). No entanto, o percentual do índice aplicado nos salários da categoria em Resende ficou muito abaixo dos 20% reivindicados pelo Sepe e pela Apmr (Associação dos Professores de Resende) após a assembléia realizada no dia 25 de abril (pouco mais de 10%), motivo que levou os profissionais a decidirem pela paralisação.

Foto: Divulgação/CMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.