Dificuldades com ICMS e questão logística preocupam Cluster Automotivo em visita da Alerj

Comitiva esteve na região para ouvir demandas de empresários do setor automobilístico (Fotos: Júlia Passos/Divulgação Alerj)

Nesta terça-feira, dia 12, quatro montadoras do Cluster Automotivo do Sul Fluminense receberam a visita da Comitiva da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), liderada pelo presidente da Casa, o deputado André Ceciliano (PT). O objetivo foi conhecer de perto os entraves ao desenvolvimento econômico local. A comitiva visitou a Stellantis (grupo que engloba a Peugeot-Citröen e outras 12 empresas), em Porto Real; a MAN Volkswagen e a Nissan, em Resende; e a Jaguar Land Rover, em Itatiaia.

Durante a visita, os empresário destacaram várias demandas, em especial a falta de infraestrutura logística e dificuldades de recuperação de créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Há algumas reclamações na questão logística, para desafogar a Via Dutra. Outra reclamação são os créditos do ICMS. Solicitei para eles fazerem um estudo para que possamos nos debruçar na Comissão de Tributação da Alerj. Estamos perdendo empresas que estão voltando para o Japão, por exemplo. Sem essa compensação de ICMS acabamos perdendo competitividade”, afirmou Ceciliano.

O presidente do Cluster automotivo do Sul Fluminense, Itamar de Souza, explicou que para melhorar a chegada de insumos e o escoamento da produção regional seria necessário criar um arco viário no Sul Fluminense, fazendo a conexão entres todas as montadoras e fornecedoras, bem como desafogando a Via Dutra (BR-116), principal rodovia da Região.

Empresários estão preocupados também com a questão dos benefícios relacionados ao ICMS

– A região carece de obras infraestrutura, principalmente relacionado a questões viárias de condições da pista depois da Rodovia Presidente Dutra. Não só da conexão da Dutra com as empresas, mas principalmente a criação de vias alternativas à Dutra, porque tudo dependendo da Dutra é um risco muito grande. Não só um risco de eventuais acidentes e congestionamentos, mas um risco futuro devido as obras da nova concessão. Se não criarmos rotas alternativas para o fluxo de peças e de pessoas, nós vamos ter muitos problemas – explicou o também diretor regional da Stellantis.

Outra demanda do setor é a recuperação de créditos de ICMS decorrentes de benefícios fiscais. O cluster estima que as empresas tenham R$ 600 milhões de créditos de ICMS para receber dos últimos cinco anos. “Hoje o principal foco na questão tributária é a recuperação de ICMS, que cria dificuldade para algumas das montadoras do setor entre a balança comercial do que se importa e exporta. Os créditos, que hoje não são monetizáveis, acabam se tornando prejuízo para as empresas em um determinado momento. Esse é um tema que trabalhamos há algum tempo com o Governo do Estado e Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz)”, concluiu Souza.

Além das duas principais demandas, o diretor de operações da Jaguar Land Rover, Oscar Tavares Neto, afirmou que ainda é preciso investir em infraestrutura de tecnologia. “Temos algumas demandas, como o próprio 5G, que é algo atual e real e que vai fazer parte do nosso futuro em relação conectividade de veículos autônomos e elétricos”, ressaltou.

Noel (no centro) durante primeiro encontro de grupo de trabalho do governo estadual para ajudar em investimentos do setor (Foto: Arquivo)

DEPUTADO TEM ATUADO NA RETOMADA DE INVESTIMENTOS
Atualmente, o Cluster Automotivo reúne 23 empresas, entre montadores e fornecedores. A região tem o segundo polo automobilístico em número de empresas do país e o sétimo em número de empregos. Atualmente, o setor emprega cerca de 24 mil pessoas, sendo a principal indústria da região. São produzidos em média 250 mil veículos por ano nas fábricas da região de Resende.

Nos últimos meses, o setor automobilístico regional tem recebido atenção graças a atuação de outro parlamentar, o deputado Noel de Carvalho (Solidariedade). Em janeiro deste ano, Carvalho intermediou um encontro entre o governador Cláudio Castro e membros do Cluster, que resultou no grupo de trabalho criado pelo governo estadual para tratar da retomada dos investimentos no setor automotivo do estado do Rio de Janeiro. Ainda na primeira reunião, no dia 10 de fevereiro, foi discutida a viabilização das obras do Arco Viário Sul Fluminense, sendo o principal assunto daquele encontro.

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