Resende celebra elevação à categoria de cidade na Praça do Centenário

Nesta quarta-feira, dia 13, a partir das 9 horas, a Praça do Centenário (foto), no Centro, receberá o Ato Cívico pela celebração dos 174 anos de elevação de vila à categoria de cidade, promovida pela Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Durante o ato cívico, o historiador e diretor do Arquivo Histórico, Angelo Tramezzino, fará uma explanação sobre a importância do dia 13 de julho. A programação prevê em seguida a leitura do Ato de Elevação, documento que faz parte do acervo da Casa da Cultura Macedo Miranda.

A cerimônia contará também com uma apresentação da Banda da Academia Militar das Agulhas Negras e da Corporação Musical Educacional Engenheiro Passos, sediada na Escola Municipal Augusto de Carvalho e sob o comando da professora Bruna Bonzi.

Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, o 13 de julho é tão importante quanto o 29 de setembro para Resende.

– No dia 29 de setembro de 1801, o então povoado de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova foi elevado à categoria de vila. Já no dia 13 de julho de 1848, a Vila Resende passou à categoria de município. São dois dias importantes que merecem ser lembrados e comemorados – finalizou o presidente.

A ideia do Ato Cívico acontecer na Praça do Centenário tem o objetivo de resgatar o Centro Histórico de Resende como palco dos acontecimentos culturais e sociais da cidade. Além disso, a ação também está alinhada com a nova Base Nacional Comum Curricular, que prevê o desenvolvimento de habilidades, entre elas a de que os alunos devem ser capazes de identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. A celebração é aberta ao público.

Foto: Carina Rocha/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.