Inmet e Defesa Civil preveem mais chuva forte para Resende nesta quinta-feira

Na Av. Cel. Mendes, no Manejo, chuva causou transtornos

Nesta quinta-feira, dia 22, o Instituto Nacional de Meteorologia manteve o alerta amarelo nos estados da Região Sudeste, especialmente em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O que significa que está previsto chuva intensa para Resende e toda a região Sul Fluminense.

O volume pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos que podem chegar a 40-60 Km/h. De acordo com o Inmet, em consequência disso, há um baixo risco de corte de energia elétrica, e de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A previsão, também confirmada pela Defesa Civil local, mantém o órgão em alerta após registrar transbordamentos em alguns bairros de Resende nesta quarta-feira, dia 21.

– A gente tinha uma previsão de 110 mm de chuva para os três dias, contando com a previsão de ontem (quarta-feira). Para cada dia em média esse valor chega em torno de 30 a 35 mm por dia. Mas se a chuva cair por 24 horas não acontece nada, mas se esse volume chegar todo em 15 minutos, aí é preocupante pois acaba vindo muita água – explica o diretor do órgão Atanagildo Alves.

Ele relata que durante todo esse período de minutos citado choveu cerca de 38 mm na região da Grande Alegria, em Bulhões (Porto Real, onde fica a estação pluviométrica que abrange a Região das Barras) e também na Alvorada, provocando pontos de retenção de água em alguns pontos da cidade.

Mesmo com o registro de um ponto de retenção de água na região onde fica os condomínios da Morada da Barra, os moradores não precisaram sair de suas casas, segundo Atanagildo. “As pessoas não ficaram desabrigadas, pois quando a chuva parou, o nível da água baixou. Porém a Defesa Civil e a Assistência Social ficaram no local ajudando a população até que a água baixasse”, acrescenta.

Além do risco de chuva, a previsão da Defesa Civil é de muito calor, o que aumenta a chance de um episódio semelhante ao de quarta-feira. Atanagildo orienta sobre o que os moradores de casas vulneráveis ao problema devem fazer para evitar novos prejuízos.

– O que a gente pede à população é que fique atenta com a quantidade de água que está subindo. Se perceber que a água está subindo e chegando perto de casa, os moradores devem colocar, se possível, os móveis, carros ou outros pertences em um local seguro, onde não costuma ter retenção ou alagar. A gente costuma monitorar o nível da água, e quando a chuva vem forte, fazemos os alertas para os bairros mais críticos. Nossa maior preocupação é com o Sesmaria, pois se chover forte na cabeceira do rio em Formoso (distrito de São José do Barreiro) o risco é maior – completa.

Segundo o mesmo instituto, a temperatura máxima estava prevista para chegar aos 32ºC e a mínima para 29.3 ºC.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.