Pesquisa aponta Resende como melhor cidade de médio porte do RJ em 2022

Desde 2017, Resende vem ganhando destaque em várias pesquisas de ranking entre as cidades brasileiras (Foto: Gleisiane Carvalho/Divulgação PMR)

Uma pesquisa divulgada pela Revista Isto e realizada pela empresa Austin Rating, classificou Resende como a melhor cidade de médio porte no estado do Rio de Janeiro e a 35ª melhor em todo o Brasil, segundo o ranking das 50 melhores cidades por porte, divulgado pela revista. Sendo assim, é o único município do estado na categoria de médio porte.

Os dados divulgados pela Isto É, de junho de 2022, são de análise de uma pesquisa da Austin Rating em parceria com a editora responsável pela revista. Ao todo foram estudados 5.565 municípios brasileiros, sendo selecionadas as 50 melhores cidades divididas nas categorias: grande, médio e pequeno porte.

Segundo a revista, a pesquisa analisou indicadores quantitativos e qualitativos. Os critérios foram divididos em: fiscais como capacidade de arrecadação, execução do orçamento; econômicos como padrão de vida e comércio exterior; sociais como habitação e desenvolvimento humano; e digitais como mobilidade digital e geral.

Esta não é a primeira vez que Resende é destaque em outros rankings entre as melhores cidades do Brasil, contemplando questões como infraestrutura, saúde, educação e finanças. Entre as melhores avaliações podem ser citadas o destaque ainda de 2017, quando Resende alcançou o 1º lugar no ranking de geração de empregos formais do Estado.

Além disso, neste mesmo ano, o município ficou em 17º lugar no cenário nacional, sendo o único município fluminense entre os primeiros colocados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Já em 2018, Resende foi considerada como uma das melhores do Brasil para investir em negócios. Os dados foram informados por um estudo realizado pela consultoria Urban Systems, e divulgado pela Revista Exame.

E em 2019, Resende foi considerada um dos 10 melhores destinos turísticos para se visitar. A informação foi divulgada pela agência de viagens Expedia. A companhia considerou Visconde de Mauá como “joia da Serra”, sendo um dos destinos indicados para a visitação, seguidos de cidades como Campos do Jordão, Natal e Arraial do Cabo.

Além disso, considerando todas as categorias da avaliação, em todo o estado do Rio de Janeiro, apenas Resende e Niterói aparecem na lista. O município da Região Metropolitana, de cerca de 515 mil habitantes, ficou em 19º lugar entre as cidades de grande porte.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.