PNI comemora 85 anos com a temperatura mais baixa do ano no país

Parque Nacional no amanhecer desta terça-feira, após o recorde de temperatura (Foto: Divulgação/PNI)

Nesta terça-feira, dia 14, o Parque Nacional do Itatiaia celebra seus 85 anos de fundação batendo recorde de temperatura mais baixa do ano no Brasil. Por volta das 2h desta quarta, a temperatura na Estação Campo Belo, localizada a 2,4 mil metros de altitude, no trecho de Resende, foi de -11,4°C. Já na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica acima da estação do Campo Belo, também em Resende, a temperatura também foi negativa. Por volta de 5h, os termômetros registraram -7,8°C.

O Parque Nacional do Itatiaia é o primeiro parque do Brasil, criado em junho de 1937, pelo Decreto no 1.173 do presidente Getúlio Vargas, sendo assim uma referência histórica para as Unidades de Conservação (UC) nacionais. Originalmente com 11.943 hectares, o Parque foi ampliado para os atuais 28.086 hectares em 21 de setembro de 1982 pelo Decreto no 87.586.

As terras que hoje constituem o Parque Nacional do Itatiaia pertenciam ao Sr. Irineu Evangelista de Souza, Visconde de Mauá, e foram adquiridas pela Fazenda Federal em 1908 para a criação de dois núcleos coloniais que, porém, não foram bem sucedidos, passando as terras para o Ministério da Agricultura, o qual, em 1929, criou uma Estação Biológica subordinada ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A idéia de transformação em Parque Nacional data de 1913, e foi aconselhada pelo botânico Alberto Lofgren. Em dezembro do mesmo ano, José Umbmayer advogou interessadamente essa causa, através de uma conferência realizada na Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, que contou com apoio e simpatia de Derby Lofgren e o Barão Homem de Melo, conhecedores da região.

Situado na Serra da Mantiqueira, abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território.

A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como polo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, tendo como seu ponto culminante o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d’água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes, revitalizado para os 70 anos do parque.

O gradiente altitudinal, a riqueza de mananciais e as características geológicas e geomorfológicas resultam numa rica biodiversidade e ampla variedade de ecossistemas e paisagens, conferindo ao PNI uma grande importância para a conservação da natureza. Tal fato já era reconhecido por diversos naturalistas desde o início do século XIX.

Mais recentemente, o Parque integra a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela Unesco e está numa área classificada como de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade, conforme o Mapa de Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente.

PNI costuma registrar neve, ainda que em raras oportunidades, como em junho de 1985 (Foto: Reprodução/Internet)

Registrar recordes de baixas temperaturas não é novidade na história da Unidade de Conservação. Isso acontece porque durante o inverno brasileiro, nos meses de julho e agosto, a temperatura diminui em demasia e a pluviosidade também, deixando o tempo seco e muito frio. Em consequência, podem ocorrer fenômenos como o da geada sobre os campos e as plantas do parque e também os das precipitações de neve (registrada em junho de 1985 e julho de 1988).

Na primeira metade do século XX, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) tinha uma estação meteorológica dentro do parque, provando o clima frio da região. A partir de junho de 2013, uma nova estação meteorológica automática de última geração foi instalada a uma altitude de 2.451 metros pelo fórum Brasil Abaixo de Zero.

Fontes: ICMBio e Wikipédia

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.