Dulce Taranto é a nova acadêmica da Ardhis, em tarde de homenagem a Frederico de Carvalho

Em sessão solene da Academia Resendense de História (Ardhis) realizada na tarde desta sexta-feira, dia 27, no Plenário da Câmara de Resende, um novo membro tomou posse da academia. A aposentada Dulce Taranto (foto), de 71 anos, foi escolhida para assumir a Cadeira nº 06, que foi do jornalista Leônidas Bastos e também do historiador Claudionor Rosa, por sua contribuição à preservação histórica de Resende.

Ela recebeu o diploma de sócia acadêmica das mãos do deputado Noel de Carvalho (Solidariedade), que também faz parte da academia. Natural de Resende, Dulce é descendente dos familiares de Nicolau Taranto, e viveu durante anos na capital fluminense, quando trabalhou no Banco do Brasil. Quase 40 anos depois se aposentou e voltou para a terra natal, e passou a ter um olhar voltado pra história do município.

Na mesma solenidade, foi homenageado o tio do parlamentar, o filósofo e poeta Frederico Pinheiro de Carvalho, que faria 100 anos no dia 7 de junho deste ano, em apresentação realizada pelo filho, o jornalista Gustavo Praça.

O jornalista Gustavo Praça homenageou o pai, o poeta Frederico de Carvalho

Filho do poeta Noel de Carvalho (avô do deputado Noel), Frederico foi pai das primeiras reflexões sobre Resende. Era formado em magistério, mas também era colunista do jornal “A Lira”, de Resende, e chegou a trabalhar na direção de propaganda do Centro Dom Vital, um grupo de empresas ligadas à indústria de confecção de roupas, e também nas campanhas de vários nomes políticos como o General Juarez Távora, concorrente ao cargo de presidente da República de Juscelino Kubitschek, nos anos de 1950. Com a experiência adquirida, voltou a região e fundou a agência de publicidade Itatiaia Publicidade e Turismo.

Tornou-se membro e passou a ocupar a Cadeira nº 009 da Academia Itatiaiense de História (Acidhis), em 1º de junho de 1993, substituindo Joaquim Maia, até a sua morte, em 25 de janeiro de 2008. Atualmente, a cadeira é ocupada por Praça desde o dia 16 de agosto de 2008.

Com a presença do presidente da Ardhis, Marcos Cotrim, e também do fundador da academia, Cláudio Moreira Bento, a solenidade também fez homenagem ao patrono da academia, João Maia, pelo seu bicentenário.

Confira abaixo mais fotos do evento:

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.