Por que ele vai conduzir a tocha em Rio Claro?

Atleta (ao centro) participou de corrida "Partiu, Globo", no fim de semana passado, no Projac
Atleta (ao centro) participou de corrida “Partiu, Globo”, no fim de semana passado, no Projac

Este é o questionamento de moradores de Resende e principalmente de Itatiaia sobre o trajeto escolhido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para que o atleta e treinador Jesuel Ferreira de Sá, o Passarinho, faça a condução durante o Revezamento da Tocha Olímpica por 200 metros dentro do município de Rio Claro, por volta das 11 horas desta quinta-feira, dia 28. Ele justifica o que de fato aconteceu.

– Há mais de um ano, as três patrocinadoras do Revezamento da Tocha Olímpica promoveram em todo o país um projeto que escolheria 12 mil brasileiros para participarem desse momento. Minha mulher me ajudou a elaborar um currículo com toda a minha história de vida e carreira pelo esporte em Itatiaia. Na hora de escolher a patrocinadora pela qual iríamos fazer a inscrição, optamos pela montadora (além dela, uma marca multinacional de refrigerantes e um banco privado brasileiro também patrocinam o evento) por ela ter uma sede em Resende, e enviamos o currículo para lá – diz.

Na ocasião, segundo Passarinho, os municípios de Barra Mansa e Resende não haviam confirmado que estavam incluídos no cronograma do revezamento, mas Rio Claro estava no mapa do trajeto. O segundo e terceiro municípios mais populosos do Médio Paraíba só foram incluídos recentemente. “Como a minha seleção foi anunciada pouco antes, eu acabei sendo chamado para conduzir a tocha em Rio Claro, que era o local mais próximo de Itatiaia na ocasião”.

O currículo foi aprovado pela patrocinadora, que encaminhou o mesmo para o Comitê. “Pouco depois, eu soube que poderia estar entre os 12 mil condutores da Tocha selecionados, pois o pessoal do Comitê também gostou muito do meu currículo. Até que posteriormente confirmaram a minha presença”.

Nesta quarta-feira, dia 27, véspera do evento, Passarinho postou em sua conta nas redes sociais falando sobre outro questionamento dos amigos. “Eles estão me perguntando se vou chorar na hora de conduzir a tocha, se vou me emocionar. Falei que é possível, vejo nessa oportunidade uma forma de pedir a Deus para que a Chama Olímpica ilumine os caminhos do Brasil. E a emoção, não dá pra descrever, é muito diferente da sentida em um pódio”, acrescenta.

Mesmo que ainda desfrute de saúde e boa forma física, resultantes dos 35 anos de dedicação ao atletismo, Passarinho – que já está na casa dos 75 anos – revela que não fará muito esforço durante o evento. “Os 200 metros serão equivalentes aos 42 km da Maratona, estarei caminhando, e não correndo. E quanto a possibilidade de cair, não estou preocupado. Já caí muitas vezes nas provas que disputei e imediatamente levantei e segui em frente”.

Para participar do evento, Passarinho já tem uma condução cedida pela Prefeitura de Itatiaia, que o conduzirá até Angra dos Reis, e de lá ele segue para Rio Claro, onde se encontra com a caravana do Comitê Organizador. O atleta receberá a tocha na Rua Vicente Tanaíno, no Centro do município.

ANGRA RECEBE REVEZAMENTO NESTA QUARTA
Angra dos Reis, na Região da Costa Verde, é o primeiro município do Rio de Janeiro a receber o Revezamento da Tocha Olímpica, por volta das 17h40 desta quarta-feira, dia 27. O comboio passará pela Rua Professora Alice Kury e Rua da Praia, na Vila do Abraão, Avenida Ayrton Senna (Praia do Anil), Avenida Almirante Marquês de Leão (Colégio Naval), Rua Prefeito João Galindo (Morro da Glória II) e Rua Japoranga com Rua Santa Rita (Japuíba). O trajeto terá duração de aproximadamente duas horas e terá 52 condutores.

Rio Claro será o primeiro município a receber o comboio nesta quinta-feira, dia 28, por volta das 11 horas. Em seguida, o revezamento passará por Resende (por volta de 14h), Barra Mansa (por volta de 16h) e Volta Redonda, onde o comboio estará a partir das 17h30, no bairro Ponte Alta, seguindo pela Siderlândia até o Jardim Cidade do Aço, onde a primeira tocha será acesa.

Em seguida, o revezamento passa por Retiro, Niterói, Aterrado, São João, Centro (Getúlio Vargas e Amaral Peixoto) e segue para a Vila Santa Cecília. O trajeto termina na Praça Brasil. Segundo a organização do evento, entre os condutores da tocha no município estarão Rejane Maria Campos, ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei. O evento terá a apresentação do Bloco da Vida, considerado o maior bloco da terceira idade do país.

Fotos: Reprodução Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.