No Dia de Hoje – 9 de maio

Churchill comemora a vitória na Segunda Guerra Mundial com a população no Reino Unido (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 9 de maio de 1945, foi formalizada a derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, marcando o fim dos combates no continente europeu, ainda que na porção ocidental a data seja comemorada um dia antes. O Dia de Vitória foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra, embora os racionamentos de comida e vestuário continuassem por mais uma série de anos.

Em Londres, particularmente em Trafalgar Square e no Palácio de Buckingham, juntaram-se grandes massas de população, surgindo à varanda do palácio o Rei Jorge VI e a Rainha consorte Elisabete, acompanhados pelo primeiro-ministro, Winston Churchill, para saudar a população.

Nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman, que celebrava 61 anos nesse mesmo dia, dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D. Roosevelt, que morrera havia cerca de um mês, no dia 12 de Abril.

Os Aliados haviam acordado que o dia 9 de Maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações. A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de Maio. A vitória aliada sobre o Japão é celebrada no Dia V-J, 15 de Agosto de 1945.

Marechal alemão Wilhelm Keitel assina rendição de seu país na Segunda Guerra Mundial, dois dias antes (Foto: National Archives and Records Administration/Reprodução)

O Instrumento da Rendição Alemã, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, no entanto, foi assinado em 7 de maio de 1945 por representantes do Oberkommando der Wehrmacht (OKW) e da Força Expedicionária Aliada em conjunto com o Alto Comando Soviético, e os representantes do governo francês assinaram como testemunhas. Um novo documento foi assinado em 8 de maio pelos representantes das Forças Aéreas, do Exército e Marinha do OKW e pelas Forças Aliadas Expedicionárias em conjunto com o Alto Comando do Exército Vermelho, representantes franceses e americanos assinaram como testemunhas.

Essa data ficou conhecida como Dia da Vitória na Europa, enquanto que para os soviéticos a data passou a ser celebrada no dia 9 de maio, uma vez que o documento foi assinado após a meia noite no horário de Moscou. Na Alemanha a data ficou conhecida como Dia da Capitulação (Tag der Kapitulation), porém esse termo raramente é utilizado. Existem versões do documento em alemão, inglês e russo, porém somente as duas últimas possuem efeito legal.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.