Produtores rurais deverão vacinar rebanho contra febre aftosa até o final de maio

Os produtores rurais de Resende terão até o dia 31 de maio para vacinar o rebanho bovino e/ou bubalino com idades entre 0 e 2 anos na primeira etapa anual da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa.

O Núcleo de Defesa Agropecuária (NDA) de Resende, no entanto, informa que aos produtores rurais que devido a questões de abastecimento de vacinas pelos laboratórios fabricantes, apenas os animais do rebanho que estejam na faixa etária descrita anteriormente deverão ser vacinados.

A vacinação do rebanho, segundo o Núcleo, é obrigatória. Os produtores que não realizarem a vacinação, além de sofrerem as penalidades previstas em lei, poderão ter suas propriedades interditadas, ficando proibidos de comercializar e transitar com seus animais, bem como o leite e seus produtos derivados, uma vez que a Febre Aftosa é uma doença altamente contagiosa e que pode causar enormes prejuízos econômicos para o produtor e para o Brasil.

Além da obrigatoriedade de imunizar dentro da faixa etária exigida, é importante ressaltar também que em 2019 houve mudança na dose ou seja, são 2 ml por dose/animal. É terminantemente proibido o uso de vacina antiga.

Em função de mudanças no sistema operacional SIAPEC3 os produtores devem adquirir as doses preferencialmente em revendas dentro do estado do Rio de Janeiro. E ao comprar em revendas de outros estados se certificar previamente se a mesma está cadastra no sistema SIAPEC3.

Após a vacinação do rebanho, a fim de evitar aglomerações no escritório do NDA, as declarações e notas fiscais deverão ser preenchidas e entregues ao núcleo, preferencialmente pelos e-mail ndaresende.agriculturarj@gmail.com ou pelo WhatsApp comercial (24) 3381-0776, dentro do mês da campanha de vacinação. O atendimento no escritório nesse período prioriza casos especiais e com hora marcada.

Foto: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.