No Dia de Hoje – 3 de maio

Caso de menina raptada há 15 anos pode estar próximo de uma solução; alemão é principal suspeito (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 3 de maio de 2007 foi dada como desaparecida na Praia da Luz, no Algarve, em Portugal a menina Madeleine Beth McCann, na época com 3 anos. Nascida em Leicester (Reino Unido), em 12 de maio de 2003, estava de férias com seus pais, irmão e irmã (estes gêmeos, de 2 anos). O desaparecimento foi registrado durante a noite, quando esta dormia sozinha com os seus dois irmãos.

O seu desaparecimento tornou-se uma das notícias mais notórias, quer pela rapidez com que se iniciou a divulgação das notícias, quer pela longevidade e pela massiva cobertura pelos órgãos de informação. O jornal britânico The Daily Telegraph, na madrugada do dia 4 de maio, já fazia manchete com o artigo “Three-year-old feared abducted in Portugal” (Teme-se que menina de 3 anos tenha sido raptada em Portugal).

Madeleine Beth McCann é a filha mais velha de Kate McCann, antiga médica anestesista e de clínica geral, e Gerry McCann, cardiologista no Hospital Glenfield em Leicester. Madeleine, que tem dois irmãos gémeos, Sean e Amelie, em 2007 de dois anos, vivia com a sua família em Rothley, Inglaterra. Uma marca característica é o seu olho direito que tem um tipo de coloboma, um alastramento completo da íris (uma faixa radial que se estende da pupila até ao limite do olho).

Na ocasião do desaparecimento, os pais colocaram Madeleine e os dois irmãos gêmeos na cama e foram jantar a cerca de 100 metros de distância com amigos em um restaurante do hotel. Aproximadamente às 21h, Gerry McCann verificou que os filhos se encontravam bem e um amigo ajudou a verificar perto de 21h30. Cerca das 22h, Kate foi ao quarto do hotel e encontrou a cama de Madeleine vazia e uma janela e uns estores abertos. Um amigo avisou a recepção do Ocean Club que alertou a GNR às 22h41. Funcionários e hóspedes do resort, juntamente com as autoridades, efectuaram buscas até às 4h30 e a polícia portuguesa e todos os aeroportos ibéricos foram notificados.

Investigações foram realizadas no local e nas proximidades de onde a menina desapareceu, em Portugal, e especialistas britânicos também começaram a investigar o caso nos primeiros dias, mas sem encontrar qualquer suspeito. Algumas pessoas foram investigadas e interrogadas durante quase 18 anos, mas não houve quaisquer resultados sobre os culpados e o paradeiro da menina. Até que em 3 de junho de 2020, a Scotland Yard relatou uma nova pista sobre o desaparecimento de Madeleine McCann.

Os investigadores britânicos apontaram como suspeito um homem de nacionalidade alemã de 43 anos, que teria viajado em uma van pela região de Portugal onde a família McCann se encontrava de férias. A polícia está investigando os motivos pelos quais o homem teria transferido um veículo da marca Jaguar um dia após o desaparecimento de Madeleine McCann. Segundo a Scotland Yard, a investigação está sendo executada pelo Departamento Federal de Polícia Criminal da Alemanha, uma vez que o suspeito encontra-se atualmente sob custódia naquele país, e cumpre pena por outros crimes relacionados a pedofilia e roubos.

As investigações das autoridades do Reino unido ao desaparecimento de Maddie devem terminar no final de 2022, devido ao fim do financiamento da investigação iniciada quatro anos após o desaparecimento da menina. As autoridades britânicas acreditam na tese de rapto e as investigações custaram até junho do ano passado mais de 14 milhões de euros (12 milhões de libras).

As autoridades alemãs acreditam que a criança foi raptada por Christian Brueckner, tanto que em abril de 2022, o Ministério Público de Faro (Portugal) indiciou o alemão, que cumpre também em seu país uma outra pena de prisão por uma condenação por tráfico de drogas. As autoridades alemãs afirmam que desde 2020 têm provas de que Madeleine tenha sido morta pelo acusado.

Fontes: Wikipédia e G1

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.