No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. Esta data internacional foi criada em 1992 com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta. Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este recurso natural de extrema e absoluta importância para a existência da vida.
Este ano, o tema escolhido foi “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”, que aborda a importância da água subterrânea, que representa 98% da água doce disponível no planeta e que fica armazenada em aquíferos abaixo da terra. A ideia do tema escolhido é tornar as águas subterrâneas visíveis para além de especialistas, ou seja, para comunidade que dela se beneficia.
Com o objetivo de trazer esse tema para as mídias e assim transmitir informações de forma acessível haverá uma série de eventos ao longo de 2022, em especial no mês de março que se comemora o Dia Mundial da água, a Unesco terá como tema “Groundwater: making the invisible, visible” (em português – Águas Subterrâneas: fazendo o invisível visível). Além disso, a segunda edição do evento promovido pelo Groundwater Project e Instituto Água Sustentável, cujo tema é “Making Groundwater Visible” trará ao público uma série de palestras e mesas de discussão sobre a relação de comunidades ao redor do mundo com as águas subterrâneas.
Em todos os anos, a conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU através da resolução A/RES/47/193, de 21 de fevereiro de 1992, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.
Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:
– A água faz parte do patrimônio do planeta;
– A água é a seiva do nosso planeta;
– Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
– O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
– A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
– A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
– A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
– A utilização da água implica respeito à lei;
– A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
-O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Foto: Divulgação/Governo Federal
Fontes: Calendarr e Instituto Água Sustentável